Notícia

FEIRA MOVIMENTA AS ATIVIDADES DE PEQUENOS EMPREENDEDORES

ALBA

Na semana inicial do recesso parlamentar na Assembleia Legislativa, uma feira montada no corredor de um dos edifícios reúne, até a próxima sexta-feira (7), 15 barracas que comercializam diversos produtos, movimentando os negócios de pequenos comerciantes. Eles aproveitam o horário do turnão, compreendido entre 13h e 18h30, para vender e, ao mesmo tempo, divulgar suas mercadorias para os servidores, assessores de gabinetes e visitantes.

Há dez anos, o artesanato em crochê foi o foco da empresária Maria Cristina Soares, que trabalha com panos de prato, jogos americanos (suplat), trilhos de mesa, bolsas e almofadas. Moradora de Cajazeiras, um dos mais populosos bairros de Salvador, sempre vendeu de porta em porta, mas está gostando da primeira experiência no Parlamento baiano. “Nunca vendi em feiras, em lugar nenhum. Estou estreando aqui e adorei. Soube que em agosto, quando os deputados retomam as atividades do plenário e comissões, há um fluxo maior de pessoas e pretendo voltar”, garantiu.

A feira é uma oportunidade que os microempreendedores têm de apresentar os seus produtos e agradar aos consumidores. Ginael Silva, por exemplo, conta que esteve na ALBA durante o período de São João, quando vendeu na feira mais de 900 garrafas de licor, a maioria para os homens. Desta vez, procura atrair as mulheres com peças da moda feminina, trazendo roupas de academia, calças e bermudas legging. Graziela Vieira é autônoma, direcionando sua atividade profissional para o mercado de sapatos, botas e bolsas. Mostra-se satisfeita com o movimento, apesar do recesso. “Está sendo ótimo, porque o pessoal prestigia, é bastante receptivo, reconhece a qualidade do material e compra”, resumiu.

A jovem empresária Priscila Rausch, de 33 anos, prefere trabalhar na área da confeitaria. Os cookies e brownies fazem parte do seu cotidiano. Angélica Almeida e Josiane Silva, já veteranas no ramo de negócios que escolheram, produzem bonecas de pano, necessaires, bolsas e sacolas. São elas que dão vida ao Atelier Angel Artes. “Já participamos de outras feiras na Casa e sabemos do potencial de vendas”, afirmou Angélica. Perfumes, mochilas, relógios, batons, despertador, calculadora, tem de tudo e muito mais na barraca de Tcheny Brito, assessora no gabinete da deputada Ivana Bastos (PSD). “O pessoal vem para comprar uma coisa e pega outra. E, se não tiver, dou um jeito e providencio. Muita gente não tem tempo aqui para sair e comprar um determinado presente e eu ofereço atendimento vip”, revelou a servidora.