Notícia

Direto do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia

Dia Nacional da Consciência Negra, decisão judicial impedindo uma manifestação dos deputados baianos e a eleição do novo presidente da Argentina foram os assuntos em

O Dia Nacional da Consciência Negra, a decisão judicial impedindo uma manifestação dos deputados baianos e a eleição de um novo presidente na Argentina foram os assuntos em destaque na sessão ordinária desta segunda-feira (20), durante o pequeno expediente da Assembleia Legislativa. No comando dos trabalhos, em dois períodos distintos, já que a sessão foi suspensa por 40 minutos, revezaram-se o presidente do Parlamento baiano, deputado Adolfo Menezes e também o vice-presidente da Casa do Povo, deputado Zé Raimundo Fontes (PT).

Fabíola Mansur (PSB) saudou o Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, aniversário do líder Zumbi dos Palmares, e falou sobre um projeto de lei, de sua autoria, que proíbe a contratação, pelo Governo do Estado, de pessoa que tenha condenação por crime racial. A socialista também convidou os parlamentares para o 1º Seminário da Procuradoria Especial da Mulher da ALBA, marcado para quinta-feira (23), no Auditório Jornalista Jorge Calmon.

Leandro de Jesus (PL) subiu à tribuna para celebrar a vitória de Javier Milei como novo presidente da Argentina. O deputado parabenizou o povo por votar contra o peronismo que – segundo afirma – “trouxe fome, pobreza e miséria para 40% da população”. O parlamentar acredita que Milei vai retirar a Argentina do caos em que se encontra, com uma inflação de quase 130% ao ano.

Pedro Tavares (UB) participou neste final de semana, em Morro do Chapéu, do lançamento da Pedra Fundamental de Requalificação da Avenida Joel Modesto e também da inauguração de 5 mil metros de calçamento em um distrito. Ele elogiou a administração municipal e lembrou que apresentou, na Casa do Povo, um projeto de lei que transforma Morro do Chapéu como a Capital do Vinho da Chapada Diamantina.

Felipe Duarte (PP) destacou a renúncia, por motivos de saúde, no último dia 10 de novembro, do prefeito de Guanambi, Nilo Coelho, que se aposentou da política. O parlamentar enalteceu a vida pública do ex-governador da Bahia e desejou sucesso para o novo gestor de Guanambi, Nal Azevêdo, que – de acordo com o progressista- “fará uma grande administração, porque é jovem e dedicado às causas populares”.

Olívia Santana (PC do B) se solidarizou com a cantora Ludmilla que, exatamente no Dia Nacional da Consciência Negra, vem sofrendo ataques racistas, por ser “artista, negra, livre e lésbica que tem a ousadia de não baixar a cabeça para qualquer forma de discriminação”. A deputada comunista também anunciou ter protocolado, na Casa Legislativa, um projeto de lei tornando permanente a Política de Cotas nas Universidades Estaduais.

Rosemberg Pinto (PT) criticou uma decisão do Poder Judiciário Federal, limitando a 100 metros de distância da pista de rolagem, a participação de deputados que pretendiam fazer uma visita pacífica ao pedágio de cobrança da ViaBahia, na BR-324. O líder governista considerou uma ingerência da Justiça a liminar, concedida à concessionária que administra duas estradas federais da Bahia, e pediu à Mesa Diretora da Casa uma resposta jurídica para resolver a questão. (Ascom da Alba)