Notícia

Prefeitura de Itabuna empossa mais 26 professores na educação infantil

thumbnail_Prefeitura de Itabuna empossa mais 26 professores na educação infantil - Fotos Pedro Augusto (1)

A Prefeitura de Itabuna deu posse a mais 26 novos professores que vão qualificar o corpo docente da Rede Municipal de Ensino, entre 1º e 5º ano escolar de educação infantil. A cerimônia de Assinatura do Termo de Posse coletiva aconteceu na tarde de segunda-feira, dia 13, no auditório da Secretaria de Gestão e Inovação, 1º andar do edifício Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron.

A secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa, parabenizou os novos professores que passaram a integrar o quadro de servidores públicos e relembrou a sua trajetória como concurseira. “Quero parabenizar a cada uma pela aprovação, pela coroação do esforço individual. Eu sou do concurso de 2002. Em 2005, recebi a minha posse e estou aqui até hoje. É uma alegria infinita você ser aprovado em um concurso público. Eu tive a felicidade de ser aprovada em três, pois sou também professora do Estado. É uma alegria, porque coroa o seu esforço, a sua dedicação, o seu estudo e os anos de sacrifício”, disse.

“Mas eu quero dizer para vocês também que para mim, enquanto secretária é muita alegria recebê-los neste momento. Dou os meus parabéns por essa etapa. Vocês estão aqui por mérito. Mas além da técnica, que é contínua e para a vida toda, se faz com muito afeto”, acrescentou a secretária.

“A nossa rede precisa de técnica e ainda mais de cuidado, de saber o lugar de cada um nesse processo. E é com essa alegria que nós recebemos vocês sabendo que darão conta de tudo isso, pois, cada ser humano é um universo, mas nós estamos aqui com a função de educar”, destacou Tumissa.

O secretário de Gestão e Inovação, Moisés Figueiredo, enfatizou a importância da realização do concurso público. “Quero primeiro, parabenizar a cada um de vocês pela aprovação, pelo sucesso no concurso. Esse concurso nos desafiou em muitos atos, desde a organização, a escolha da banca, que foi feita por processo licitatório, com toda a lisura, com toda a transparência que vocês mereciam”, relatou.

“A realização do concurso foi uma promessa de campanha do prefeito Augusto Castro (PSD) que nos cobrou mais do que a realização do concurso. Esse governo tem se notabilizado por um processo de valorização e reconhecimento do servidor”, enfatizou.

Ainda em seu pronunciamento, ele disse que “vocês tomarão posse e já entrarão em exercício com Plano de Cargos para chamar de seu. Porque a cobrança e a dívida da ausência de Plano de Cargos dos servidores eram históricas. Entrava a gestão, saía a gestão e nunca foi feito. E a gestão do prefeito Augusto Castro resolveu enfrentar e construir o Plano de Cargos dos servidores”, lembrou Moisés.

“O trabalho de mais de um ano, teve uma Comissão de dedicação exclusiva com Pedro Aracatibe, assessor especial da Procuradoria-Geral do Município, e da procuradora Joana Cunha”, explicou.

“Nós realizamos um concurso para 487 vagas e temos mais de mil aprovados. Na primeira chamada, já nomeamos aproximadamente 700 pessoas, muito além do número de vagas que ofertamos, porque a gente enxerga nesse concurso e nessa quantidade de aprovados, a possibilidade de oxigenar a máquina pública. O servidor é a principal engrenagem dessa máquina que chamamos de gestão pública. Sem vocês, sem o servidor valorizado, não temos um serviço de qualidade para o município”, pontuou Moisés Figueiredo.

Já o secretário municipal de Governo, Rosivaldo Pinheiro, afirmou que é necessário se trabalhar para que a cidade avance ainda mais. “Cabe a todos nós, enquanto sociedade, uma reflexão madura para elevar os alicerces da cidade. A Educação é um grande alicerce de cidadania, visão crítica e emancipação cidadã. Muito temos feito desde 2021, refazendo os caminhos da cidade para chegar a um concurso na extensão que fizemos”, declarou.