Artigo

Dengue

O verão chegou e com ele a preocupação
com a dengue. Como nessa
estação há muita umidade e calor,
condições básicas para eclosão dos
ovos do mosquito, a doença se manifesta
com maior intensidade.
A enfermidade é causada por
vírus (seres vivos que só podem ser
vistos por microscópicos especiais)
que se albergam em mosquitos da
espécie Aedes aegypti. O mosquito,
ao picar uma pessoa doente, se contamina
e ele ao picar alguém sadio
contamina-o. Desse modo forma-se
o ciclo: homem-mosquito-homem.
Depreende-se que o vetor (mosquito)
é condição importante para a transmissão
da Dengue. Somente o mosquito
fêmea, devido á sua fisiologia,
se alimenta de sangue.
O vírus se apresenta com quatro
sorotipos ou seja: den-1,den-2,den-3
e den-4. Todos nós temos anticorpos
que nos protegem de doenças.
Quando um micróbio invade nosso
organismo, o sistema imunológico se mobiliza para a destruição do agente invasor. E quando este é vitorioso, adoecemos. Numa epidemia de Dengue é de se presumir que toda a comunidade é picada pelo A. aegypti, mas somente algumas pessoas adoecerão.

E dessas pessoas, algumas delas podem contrair Dengue até quatro vezes. E quanto mais se adoece mais aumenta a probabilidade de se contrair Dengue hemorrágica. Alguém exposto a um sorotipo fica imunizado para aquele sorotipo.

Por exemplo: Quem contraiu o den-1 fica imunizado para este serotipo, mas não para os demais. Como a Dengue interfere na coagulação sanguínea, deve-se evitar usar aspirina (A.A. S).

As manifestações clínicas são: manchas avermelhadas no corpo, febre, coceira, dor de cabeça, dor nos olhos, dor no abdômen, enfim dor em todo corpo, inapetência, vômitos, sangramentos… A Dengue pode se manifestar na forma clássica ou forma grave – a hemorrágica. Esta compromete o sistema nervoso central, os pulmões, o coração além de interferir na coagulação do sangue.

Como não existe tratamento específico, isto é: um medicamento que elimine o vírus, o tratamento é de suporte como hidratação, analgésicos…

Infere-se, então, que a prevenção é importante. Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas, não deixar reservatórios de água descobertos…

As pessoas têm uma grande importância no combate à Dengue. A síntese de uma vacina seria o melhor método de controle dessa virose. Enquanto no sarampo, na varicela (catapora), na poliomielite existe um vírus e um só sorotipo, na Dengue, como vimos atrás, há quatro sorotipos.

Isso dificulta a fabricação da vacina, do ponto de vista econômico. Entretanto, com o crescente aumento dos casos da enfermidade, principalmente, na sua forma hemorrágica, e como conseqüência de milhares de pessoas faltando ao trabalho, os gastos no tratamento dos enfermos, no futuro, os governos tomarão a decisão de investir na produção da vacina. Enquanto isso, deve-se prevenir, e governos e população trabalhando juntos na melhoria do saneamento.