Artigo

Arritmias e insuficiência cardíaca congestiva

Faz mais ou menos uns dois meses, um paciente, que sofria de insuficiência cardíaca e já fazia uso da medicação específica, me procurou, mostrando-me um eletrocardiograma que informava não ser ele portador de arritmia.

O paciente estava feliz pois, segundo ele, não precisaria mais fazer uso do remédio. Essas duas doenças são diferentes. Enquanto a arritmia diz respeito à parte elétrica do coração, a insuficiência se relaciona com a estrutura do músculo cardíaco. Geralmente, na arritmia, o paciente queixa-se de uma dor no eito, tontura, taquicardia etc. e na insuficiência, ele se queixa de cansaço, pernas inchadas etc.

Arrumar os livros na estante, varrer a casa, lavar pratos, enfim, aos mínimos esforços, ele fica ofegante, como tivesse praticado uma grande tarefa. Em continuação, as pernas começam a edemaciar, ele as pressiona fazendo bossa, o abdômen se distende como conseqüência do aumento do fígado e do baço. Fisiologicamente, isso tem uma explicação. O coração é uma bomba que lança sangue para todas as partes do corpo e puxa –o de volta. O coração ficando insuficiente, os líquidos vão se acumular nos membros inferiores, fato que leva o doente ao consultório médico.

Vamos supor que ele não procure o médico. Numa noite, deitado, o sangue encharcalhe os pulmões, dificultando as trocas gasosas. O paciente, não suportando tanta falta de ar, levanta-se. Ao levantar-se, a congestão dos pulmões diminui, e ele sente alívio. Abre a janela e aspira o ar fresco da madrugada e assim passa o resto da noite. Pela manhã está exausto, pálido, os olhos desmesuradamente abertos, como estivesse escapado da morte. E escapou mesmo!

A descrição acima se refere ao edema agudo do pulmão. Aquela situação difícil do doente teria sido evitada se ele estivesse compensado, usando a medicação corretamente. O paciente que me procurou, poderia ter chegado ao edema agudo do pulmão se não tivesse notado a volta da inchação de suas pernas e buscado ajuda médica.

Nem todo cardíaco com insuficiência apresenta arritmia ou vice-versa, porém pode ocorrer ele apresentar simultaneamente as duas condições. Para concluir, a arritmia é diagnosticada pelo eletrocardiograma e a insuficiência pelo Raio X do tórax e os tratamentos são distintos para as duas doenças.