Artigo

Colecistite

A vesícula biliar é um órgão que fica abaixo do arco costal direito e sua função é armazenar a bílis produzida pelo fígado. A bílis desempenha um papel muito importante na digestão dos alimentos, principalmente gordurosos. Algumas pessoas apresentam propensão para a formação de cálculos biliares que vão interferir no funcionamento do órgão, causando-lhe inflamação.

Há também inflamação da vesícula biliar (colecistite) sem a presença de cálculos. Essa condição totaliza 5% das colecistites e é mais comum em homens. Outrora, quando a febre tifóide (tifo) era freqüente, a infecção da vesícula biliar por S. tyfosa causou muitos casos de colecistite sem cálculos. Os espasmos do órgão enfermo pode levá-lo à perfuração e conseqüente gangrena. O quadro é grave porquanto vai surgir uma septicemia, quando todo organismo é invadido por agentes bacterianos.

A crise inicia com uma dor no abdômen que vai aumentando paulatinamente. Ela localiza-se, via de regra, abaixo do gradil costal direito, entretanto, pode aparecer à altura do estômago. Com o progredir do processo infeccioso se fixará na região anatômica da vesícula biliar. Falta de apetite, náuseas, vômitos e febre estão presentes. A icterícia, quando a pele se torna amarelada, ocorrerá em 20% dos pacientes.

Os exames de laboratório tais como bilirrubinas totais e frações, transaminases e fosfatase alcalina estão aumentadas. Como tudo evolui, os colangiogramas intravenosos, com o risco do choque anafilático, pertencem ao passado. Hoje, se usa a ultrassonografia. Enquanto se espera o tratamento definitivo, que é cirúrgico, o paciente usará a medicação de suporte.