Artigo

Parasitoses intestinais

As parasitoses intestinais são muito comuns em nosso meio. Calor e umidade são requisitos para a disseminação dessas doenças que causam grandes malefícios à comunidade. Usualmente, são chamados de vermes, independente de seu tamanho, os parasitos que causam as parasitoses intestinais. Os vermes podem ter alguns milímetros como os causadores da ancilostomíase ou amarelão quanto alguns metros de comprimento como o verme causador da teníase.

O hospedeiro é o homem, vivendo o parasita nos intestinos, de onde retira os nutrientes para o seu metabolismo e, ainda causando doenças. Através do solo e da água contaminados por cistos, forma embrionária dos helmintos, o homem infecta suas mãos e levando-as à boca, introduzem-nos no corpo, especificadamente nos intestinos. Os dejetos não tratados e lançados no solo e havendo umidade vão proporcionar novas infestações.

Há duas espécies de tênias: a saginata e a Sólon. A primeira infesta o boi e a segunda, o porco. O homem, comendo carnes contaminadas de origem bovina e porcina sem o devido cozimento, vai adoecer. A teníase bovina fica restrita aos intestinos, mas a do porco, além dos intestinos, pode o verme migrar para o cérebro causando a neurocisticercose, parasitose de difícil tratamento.

A esquistossomose, ou popularmente chistose, ocorre quando o homem se banha em rios, lagoas etc. onde prolifera o caramujo que alberga o Esquistossoma mansoni, causador daquela enfermidade. O verme se localizando no fígado vai causar ascite ou barriga d´agua.

Há outras parasitoses não causadas por vermes ou helmintos, que são as amebíases e giardíases. Existem várias espécies de amebas, porém a única que provoca doença é a Entamoeba Histolytica. Esses parasitos só podem ser vistos ao microscópico.

Quanto ao tratamento, baseando-se no exame parasitológico de fezes, o médico fará a prescrição. Lembro-me, quando criança, nos anos cinqüenta, era acordado ao amanhecer para beber um vermífugo de gosto intragável. Um irmão meu tem uma leve cicatriz no lábio inferior provocada por um ferimento causado por um copo, onde estava o anti-helmíntico, como lembrança de sua rejeição ao remédio nauseante. Hoje, as crianças não precisam mais temer beber remédio de verme. Além do sabor agradável, os anti-helmínticos são polivalentes, servindo para diversas espécies de parasitos.

Andar calçado, lavar frutas antes de consumi-las, lavar as mãos antes das refeições, lavar as mãos ao sair do sanitário, cortar as unhas são algumas recomendações para evitar as infestações. Também, é oportuno, evitar levar cachorros às praias a fim de evitar a larva migrans, doença provocada pelo S. stercoralis que ataca os pés dos banhistas.