Artigo

Queimaduras

A pele é o maior órgão do corpo tendo como finalidade proteger os demais órgãos, proteger o corpo dos atritos, evitar a perda de água e eletrólitos, regular a temperatura corporal…

Na ausência da pele, os micróbios e agentes químicos atuariam diretamente sobre os órgãos, causando- lhes danos irreversíveis. A pele ainda protege das radiações além de atuar na função de órgão tátil.

Há uma camada superficial chamada epiderme e outra mais profunda a derme. Há ainda os anexos como as glândulas sebáceas e os folículos pilosos.

Para se avaliar a extensão das queimaduras usa- -se a regra de Wallace e Pulaski, levando em conta a área queimada atingida. Assim, queimaduras que atinjam uma área não maior do que 20 cm equivaleria a 1% da superfície corporal queimada.

As queimaduras poder ser de primeiro, segundo e terceiro graus. No primeiro caso afeta somente a epiderme, causando vermelhidão, dor e edema; no segundo caso, afeta tanto a epiderme quanto a derme, há morte das células, formando-se as bolhas que devem ser removidas; e no terceiro caso, além de afetar integralmente a pele, atingem-se estruturas profundas.

Num queimado, se as lesões atingiram uma área corporal extensa, deve-se retirar a roupa, retirar o tecido necrótico formado pelas bolhas e pele destruída, hidratar o paciente, fazer o curativo local e iniciar o tratamento com antibióticos.

As pessoas desavisadas, antes de levar o queimado ao pronto-socorro, usam nas lesões pó de café, creme dental etc. Esses procedimentos devem ser evitados, pois funcionam como corpo estranho não tendo valor curativo e dificulta o trabalho de enfermagem na sua remoção.