Artigo

Direito Imobiliário

Quais são as principais diferenças entre a Tabela Price e o SAC para empréstimo bancário com vista a compra de imóvel? Vivian da Silva

Vivian, a Tabela Price e o Sistema de Amortização Constante (SAC) são as duas formas mais comuns de se pagar financiamento imobiliário.

O SAC possui prestação mensal cujo valor decresce durante todo o período do contrato, enquanto a Tabela Price é um sistema no qual as parcelas do financiamento são sempre iguais e não há reajustes do saldo devedor nem do valor da prestação.

Além disso, se diferenciam nos seguintes aspectos: Amortização: as duas formas mais comuns de se pagar valor de se pagar o valor tomado de empréstimo (amortização) em um contrato imobiliário. Basicamente, o Sistema de Amortização Constante possui prestação mensal cujo decresce durante todo o período do contrato, enquanto a Tabela Price é um sistema no qual se as parcelas do financiamento são sempre iguais e não há reajuste do saldo devedor nem do valor da prestação.
Segundo especialistas, o SAC representa 95% do total das contratações. Sendo que as duas opções são apresentadas ao cliente no momento da solicitação do crédito – até na simulação do financiamento feita na internet no site da Caixa Econômica Federal (CEF), o internauta precisa selecionar qual a modalidade de sua escolha.

Além disso, apesar de começar com uma prestação entre 20% e 25% mais cara que a Tabela Price (contrato com período máximo de 240 meses), no SAC (até 420 meses, ou 35 anos), além de as parcelas irem decrescendo, pagam-se menos juros.
A escolha da modalidade Tabela Price ou SAC mais adequada para o empréstimo bancário depende do perfil do comprador.

Estou pensando em comprar meu primeiro imóvel e gostaria que me desse algumas dicas. André Carlos.

André, quanto à renda, o valor do imóvel não deve ultrapassar entre 20% a 23% da renda do comprador, para não comprometer o seu salário. Antes de optar pelo imóvel, o indicado é procurar uma instituição financeira para o comprador verificar o quanto pode financiar e qual o valor que poderá pagar, ou seja, fazer uma simulação é o ideal. Além disso, é importante verificar se a incorporadora / construtora é filiada a associações de classe, como as Ademi, por exemplo, para que seja comprovada a idoneidade da empresa. Além disso, em caso de imóveis na planta, é indicado buscar saber qual é a previsão do valor do condomínio, porque, muitas vezes são cobradas taxas altas, que, somadas ao valor do financiamento, pesam no bolso do comprador.