Artigo

As pneumonias

O inverno chegou e com ele uma série de doenças mais comuns nessa estação. Podem ser de origem bacteriana como as bronquites e pneumonias ou alérgicas como asma, rinites, sinusites. Nas patologias bacterianas ocorrem a febre, secreções amareladas ou esverdeadas etc. Nas bronquites, que são infecções dos brônquios, e pneumonias aparecem a tosse ,febre, a secreção amarelada ou esverdeada, dor no tórax, dispneia, desânimo, falta de apetite. Já a pneumonia compromete os pulmões, podendo afetar só um deles ou ambos. Se os sintomas se agravarem, inclusive com derrame pleural, o paciente deverá ser examinado por um cirurgião geral. Surgindo falta de ar, a medicação específica será usada.

Rinites, sinusites, faringites também, como já foi dito, são muito comuns nesta estação fria. Há pessoas, principalmente crianças, que são atópicas, susceptíveis à mudança de temperatura, aumento de substâncias no ar, que reagem com espirros, lacrimejamento, coceira nos olhos, dor na face e o mais temível – o broncoespasmo. O broncoespasmo é o estreitamento dos brônquios, dificultando a troca dos gases. O oxigênio entra pela árvore respiratória a fim de oxigenar o sangue que será distribuído a todo o corpo. Por outro lado, o gás carbônico, resultado do metabolismo das células, é unido ao sangue o qual, chegando aos alvéolos pulmonares, será lançado ao exterior através da árvore respiratória.

Várias doenças podem causar o estreitamento dos brônquios, entre elas, a asma tão prevalente na infância e que poderá levar a criança ao óbito se medidas terapêuticas não forem tomadas a tempo. Nos pronto-socorros, o pediatra e o clínico geral são os profissionais chamados a abordar esses casos. Ó médico deverá estar atento para cuidar inicialmente da dispneia que está ameaçando a vida do paciente, proporcionando medicamentos de uso injetável que irão fazer regredir o broncoespasmo. Além da medicação de suporte, se usarão antibióticos de largo espectro.

É conveniente que nesta época do ano, as pessoas, mormente as crianças, se agasalhem, evitem ficar por muito tempo em ambiente onde há pouca circulação de ar. Nas residências, de vez em quando se abram as janelas para facilitar o arejamento do ambiente. Embora a transpiração decresça não se deve descuidar da hidratação.