Artigo

Doenças Infectocontagiosas II

No ano de l 854, grassava em Londres uma epidemia que levava os pacientes a vomitarem, terem fortes dores abdominais e evacuações várias vezes por dia, levando-os `a desidratação e ao óbito. As autoridades estavam sem saber o que fazer. Ainda não haviam sido descobertos os micróbios e dominava no meio científico a teoria miasmática das doenças infecciosas. Os miasmas, segundo a teoria, se espalhavam pelo ar, contaminando as pessoas. Os médicos e as autoridades sanitárias nada podiam fazer até que John Snow, um médico de origem humilde, resolveu investigar à maneira de um detetive. Aliás, o médico e o detetive usam o método de perguntas e respostas para elucidar uma questão ou chegar a um diagnóstico.

Snow se dirigiu ao bairro londrino de Soho, mais precisamente a Broad Street, onde os óbitos eram em maior quantidade. Ele entrava nas casas e observava que quase todas tinham no mínimo um doente. A falta de higiene era total, inclusive na rua, onde corria esgoto a céu aberto.” Qual seria a causa de tão mortal enfermidade?” perguntava Snow a si mesmo. Não acreditava ele que as doenças infecciosas se transmitiam pelo ar. Há muito tempo não acreditava na teoria miasmática. Resolveu fazer um mapa das ruas, criando a Epidemiologia.Esse método é usado até hoje. E era na Broad Street onde havia o maior número de mortes como noticiavam os jornais. Mas, o que existia naquela rua para desencadear tantos óbitos? Um poço com uma bomba chamou-lhe a atenção. Consultou seu mapa e verificou que a maioria dos pacientes moravam perto do poço. Pediu a ajuda de um reverendo a fim de convencer a população que não se consumisse aquela água. As pessoas continuaram a beber da água e a adoecer. Apelou sem sucesso para as autoridades sanitárias a fim de lacrar a bomba do poço.

Mal-sucedido em suas pretensões de deter a cólera, Snow retornava quase todo dia a Broad Street na esperança de convencer as autoridades sanitárias a proibir que o povo consumisse a água que estava envenenada. E realmente estava envenenada pelas toxinas do vibrião da cólera. Alguém lhe dissera que havia uma fossa próxima ao poço. Sim, a fossa estava lançando sua matéria fecal no poço. As autoridades sanitárias, então, resolveram retirar a alça da bomba do poço e os óbitos diminuíram drásticamente.

Com as descobertas dos micróbios e sua gênese na patogenia das doenças infecto-contagiosas, os governos resolveram investir em saneamento, tratando os esgotos, tratando e canalizando a água fornecida às populações. Aqui, no Brasil, no tempo de Rodrigues Alves e do prefeito Pereira Passos várias avenidas no Rio de Janeiro foram construídas, saneando a cidade graças aos trabalhos do sanitarista Oswaldo Cruz e sua equipe.

A par das descobertas dos micróbios e do surgimento dos antimicrobianos, a vida se tornou mais digna. E essa dignidade se deve a homens como John Snow, que não acreditava na teoria miasmática da doença; a Robert Koch, que isolou o micróbio da tuberculose, a Pasteur que, arriscando-se a ser contaminado, provou que a doença raiva era transmitida por um vírus; a Vital Brasil Mineiro da Campanha; a Carlos Chagas; a Oswaldo cruz; dentre outros.