Notícia

Círculos de Diálogos da Uesc resulta em artigo científico

uesc

A pandemia de Covid-19 mudou o dia a dia de muitos setores da sociedade de uma hora para outra e sem a possibilidade de fazer muito planejamento. Na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) não foi diferente. A necessidade do isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais e as colocou em “home office”. Dessa forma, como os demais, a comunidade acadêmica foi tirada da sua zona de conforto e apresentada a circunstâncias impensáveis, tais como isolamento social e mudanças no processo de trabalho, além de incertezas e ansiedade.

Diante desse cenário, o reitor Alessandro Fernandes de Santana reafirmou “o compromisso da Uesc com a vida, com a saúde e com o bem-estar de todos”. Essa sinalização fortaleceu a criação dos Círculos de Diálogos (CD), ações realizadas pela Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH) com o objetivo de criar um ambiente seguro e propício para a promoção de uma cultura de paz entre os servidores técnicos e docentes da Universidade.

O resultado das ações foram publicadas no artigo “Círculo de Diálogo como estratégia para reflexão sobre a pandemia: o que eu sinto, você sente?” (Dialogue Circle as a strategy for reflection on the pandemic: What do I feel, do you feel?), publicado no Brazilian Journal of Development.

O artigo foi criado pelo grupo de facilitadoras composto pelas servidoras Emanuela Cardoso da Silva, Adelina Prado Caldas Neres, Carmen Silva Silva Camuso, Evani Cavalcante de Souza Rocha, Fabiane Jesus Santos Sirqueira e Karoline do Rosário Nascimento. Elas detalham no artigo que os CD podem ser utilizados com vistas a promover um espaço dialógico para discussão dos reflexos da pandemia entre trabalhadores.

O objetivo foi utilizar os Círculos para promover a reflexão e discussão dos impactos da pandemia entre os servidores. Tratou-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência de um movimento, promovido para o enfrentamento das repercussões da pandemia do novo Coronavírus, que consistiu na realização dos CD  em agosto de 2020.

Foram realizados seis Círculos com a participação de 22 pessoas, sendo 13 do quadro técnico-administrativo e 09 docentes. Do total de participantes 21 eram do sexo feminino. 11 responderam ao questionário de avaliação.

Segundo a professora Emanuela Cardoso da Silva, “as adaptações necessárias para a viabilização dos CD virtuais, em nada prejudicaram o andamento das atividades da instituição. Ao contrário, demonstraram um novo caminho que poderá ser percorrido a fim de viabilizar a continuidade das ações”.

“Concluímos que a utilização das práticas restaurativas são uma excelente estratégia para a promoção de espaços dialógicos seguros que proporcionem aos(as) participantes um ambiente real ou virtual para compartilhamento de experiências e sentimentos que podem favorecer a melhoria das relações de trabalho e interpessoais para além de situações extremas, como a evidenciada pela pandemia. É uma ferramenta que pode e deve ser utilizada não só para resolução de conflitos, mas também para a prevenção e promoção da saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmam as facilitadoras.