Notícia

Vereadores definem atividades físicas e religiosas como essenciais em Itabuna

Panorâmica

A sessão ordinária de quarta-feira (17), na Câmara de Itabuna, deliberou por votação unânime o reconhecimento da atividade física e o funcionamento de templos religiosos como essenciais no município. Os dois projetos tratando desse tema (004/2021 e 005/2021) têm como autor o vereador Israel Cardoso (PTC).

A proposta sobre a atividade física, subscrita pelo edil Erasmo Ávila (PSD), garante o funcionamento de academias e outros espaços dedicados à prática esportiva. Mas estabelece entre limites em respeito às medidas sanitárias ocupação máxima de 30%, para garantir o distanciamento entre as pessoas presentes.

Diante de educadores físicos e líderes religiosos, os edis ressaltaram a expectativa para a aprovação de tais propostas. Israel destacou que a Casa está atenta às demandas e seguirá buscando atendê-las. “Esta é uma vitória do povo de Itabuna”, definiu. Erasmo agradeceu pelo empenho geral com o projeto e disse acreditar na sanção imediata. “Com certeza, a comunidade vai ganhar esse presente”, apostou.

Pelo bem-estar

Kaiá da Saúde (Avante) e Luiz Júnior (Democracia Cristã), relatores do projeto, frisaram que o Legislativo deu anuência por reconhecer a “importância da atividade física para o bem-estar físico e mental do ser humano”. Ambos mostraram-se dispostos a continuar fiscalizando os estabelecimentos.

Os educadores físicos Manoel do Carmo e Alana Diala Bezerra destacaram que as academias estão cientes dos cuidados necessários para o respeito às medidas sanitárias. “A ciência fala que a atividade física é boa tanto para a manutenção da saúde como para a prevenção de algumas doenças. Ela promove o bem-estar físico e mental; é uma alegria que os vereadores tenham abraçado essa causa. Viemos lutando por isso desde o ano passado”, reforçou Alana.

Sobre a matéria relativa aos templos religiosos, Pastor Francisco (Republicanos) lembrou a relevância de a população contar com um amparo espiritual, sobretudo nestes tempos tão desafiadores. Foi ele, por sinal, que iniciou a temporada de citações bíblicas que continuará na abertura das sessões. “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra (2 Crônicas – Capítulo 7, versículo 14).