Notícia

Bahiagás discute mercado de gás natural na Rio Pipeline 2023

9e7fc301c24011e6d40ec6dd798bf290_XL

A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás marcou presença na Rio Pipeline 2023, um dos maiores e mais relevantes encontros mundiais dedicados à discussão sobre o mercado de dutos. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de agosto, na Expo Mag, no Rio de Janeiro, reunindo especialistas, profissionais e líderes do setor para abordar os desafios e oportunidades do mercado. Neste ano, o tema em pauta foi “Conhecimento e Energia para um novo mercado”.

No primeiro dia, o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, participou da plenária intitulada “Mercado de Gás Natural no Brasil – Perspectivas de Crescimento da Oferta e da Demanda”. A mesa de discussão contou com a moderação de Sylvie D’Apote, representante do IBP; e a participação de Claudia Brun, da Equinor; Marcos Prudente, da Gerdau; e Heloísa Borges, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Durante a plenária, Gavazza ressaltou a importância do aumento da oferta de gás natural e discutiu a fase de interiorização da malha de dutos. “O objetivo é atender setores de difícil descarbonização que requerem investimentos substanciais para a migração de rota com fontes energéticas mais limpas”. Nessa direção, Gavazza mencionou a possibilidade de novos corredores sustentáveis de gás natural veicular (GNV). “Há dois corredores já maduros para serem lançados, como a Via Dutra e a Litorânea do Nordeste”, avaliou.

O diretor-presidente também reforçou a necessidade de uma colaboração para impulsionar ainda mais o mercado no Brasil, considerando a iminente ampliação da oferta de gás em âmbito nacional. “Temos a necessidade de uma atuação conjunta de todos os elos da cadeia em prol desse desenvolvimento, cada um exercendo o seu papel. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) com os estudos e o indicativo de infraestruturas necessárias; as transportadoras com os investimentos em novos gasodutos e robustez dos gasodutos existentes; as distribuidoras com a ampliação da rede de distribuição e diversificação dos supridores, sempre observando a modicidade tarifária; e os clientes, com a busca por energéticos menos poluentes e mais confiáveis em seu processo produtivo”, finalizou.

A diversificação de supridores, tornando-se referência no Brasil, também foi ressaltada por Gavazza, que citou o papel fundamental do Governo do Estado da Bahia na promoção dessas iniciativas. Ele destacou a ação pioneira das chamadas públicas para aquisição de gás natural e evidenciou o trabalho da Companhia nesse sentido. “Esse sucesso se deve também ao brilhante papel que o time de suprimentos da Bahiagás desempenhou ao longo dos últimos cinco anos”.

No segundo dia do evento, os colaboradores da Bahiagás, Carlos Eduardo Barreto e José Silvio Santos, da Gerência de Operação, Manutenção, Integridade, Programação e Medição (GEOPE), apresentaram o trabalho intitulado “Investigação de falha de vedação de válvula de esfera, aplicando medidor de vazão ultrassônico clamp-on”.

Rio Pipeline – O evento é reconhecido como fundamental para diversos participantes do setor, proporcionando conteúdo técnico de alta relevância, oportunidades de networking e um ambiente propício para negócios. Com a presença de especialistas de todo o mundo, o evento busca aprimorar a eficiência, qualidade e segurança no transporte de gás por dutos, além de estabelecer um canal de comunicação entre a indústria e a sociedade para destacar a importância dessa atividade no desenvolvimento dos países. (Ascom Bahiagás)