Artigo

Propaganda é a alma do negócio?

Quando fui convidado para participar do Jornal Direitos, fizeram-me dois desafios, escrever uma coluna em no máximo uma lauda e criar o nome para ela. Pois bem, tenho ouvido muito a frase acertar no alvo.

Vejo muita gente bem intencionada usando esse termo mais como discurso de venda do que resultado propriamente dito.

Um alvo tem várias classificações e, para quem quer ser o primeiro, seja qual for a situação, o bom mesmo é acertar… “NA MOSCA”. Sendo assim apresento a nossa coluna que terá a difícil missão de trazer assuntos do meio publicitário; administração e um pouco de filantropia, a idéia central é tratar dos temas com uma linguagem retórica e passível de desmistificação de lendas como a do nosso título, tudo bem apimentado. Para nossa estréia trago um assunto interessante para quem gosta da área de marketing e propaganda.

O que qualquer mercado, muitas vezes quer, é uma receita fácil para vender ou prestar um serviço. Tenho um amigo que já não o vejo há muito tempo – John Ferrary – segundo informações, hoje na Tropical Sat de Juazeiro empresa – se não me engano – do Grupo Rede Bahia. Uma vez ele me disse que: “Onde Tem Alma Tem Gente Morta”.

Brincadeiras a parte, a crítica ressalta exatamente o conteúdo principal desse artigo. Melhor do que explicar como funciona uma criação e planejamento de uma campanha publicitária é amedrontar e incentivar o empresário em torno de um jargão tão popular quanto o nosso futebol e, simplesmente vender publicidade.

Isso me lembra cantigas de ninar que o nosso subconsciente guarda até hoje como: “Boi da Cara Preta”. E assim muitas coisas são feitas, sem pesquisa e nenhum feed-back do retorno e avaliação do que, definitivamente deu certo ou não.

Parafraseando o meu amigo e ampliando seu raciocínio: “Alma lembra cemitério, assombração, coisas do outro mundo”.

Preferimos acreditar que a propaganda é um dos grandes alicerces do negócio, e cada alicerce deve ter uma composição calculada para suportar todo o peso que lhe foi destinado dentro da importância de atrair e manter clientes (leia-se marketing).

A escolha do título do nosso primeiro artigo é sobre tudo, polêmica, pois poderemos ter leitores que possam discordar e continuar achando que o dito popular: “Propaganda é a Alma do Negócio”, é um resumo aceitável do sucesso de uma empresa Sendo assim cumpro meu papel deixando no ar o que vem pela frente, afinal uma coluna com um nome tão sugestivo dará margem a muitos assuntos, talvez até inexploráveis em uma mesa de bar, mas um pouco comum no mercado de trabalho. Se você é curioso e gosta de assuntos variados, vai gostar do “Na Mosca”.