Artigo

A História de Vivien Theodore Thomas

O Dr. Alfred Blalock   estava na cantina, sentado à mesa bebendo sua xícara de café, quando sua atenção foi desviada para um jovem solitário,numa mesa ao canto, rabiscando com um lápis numa folha de papel. Curioso, o cirurgião cardíaco levantou-se e foi à mesa onde o jovem negro permanecia rabiscando um desenho do coração. Para surpresa do Dr. Blalock nunca vira nos compêndios médicos o músculo cardíaco tão bem desenhado, rico em detalhes. Onde o jovem  vira aquele desenho?

          Na próxima cirurgia, Thomas estava devidamente paramentado junto ao Dr. Blalock e outros médicos que não escondiam sua surpresa perguntando-se o que o jovem, que desempenhava um trabalho humilde no hospital, fazia ali.

          A tetralogia de Fallot, um defeito de má formação no miocárdio que levava ao óbito centenas de crianças era até aquele momento uma patologia incurável. Mas, a Mão Divina trouxera Thomas até ali. No momento crucial, Thomas indicou o local onde o Dr. Blalock deveria intervir. O tratamento para a cura da Tetralogia de Fallot estava descoberto.  Os cirurgiões estavam perplexos. Onde  aquele rapaz estudara cirurgia cardíaca? Por que ele desenhava tão bem o coração? Thomas acabara de indicar a via certa onde o famoso cirurgião deveria cortar. Materialistas, os médicos assistentes jamais admitiriam que Vivien, numa existência pretérita, fora igualmente um cirurgião. Só um médico assistente o felicitou, reconhecendo a grandeza do ato para o desenvolvimento da medicina e, especialmente, para a cardiologia.

          Grandes descobertas que puseram a medicina para a frente saíram  de atos simples. Fleming deixa umas placas de Petri dentro da gaveta de sua mesa de trabalho, tranca-a e, quando retorna das férias, encontra as placas com a colônia de bactérias rodeadas por uma colônia de fungos. Estes que impediam o desenvolvimento das bactérias produziam uma substância que destruía as causadoras da maioria das doenças infecto-contagiosas. Estava descoberta a penicilina.

          Jenner, observando as feridas nas mãos das ondenhadoras de vacas, teve a inspiração de que as pústulas poderiam ser uma forma de varíola. Estava descoberta a vacina contra a varíola, doença hoje erradicada da Terra. Carlos Chagas, usando um microscópio rudimentar, isola das fezes do inseto barbeiro o T. cruzi, responsável pela doença de Chagas.

         São fatos simples que conduzem homens e mulheres de ciência a fazerem grandes descobertas para aliviar os sofrimentos da Humanidade.

          Vivien Theodore Thomas faleceu no dia 16 de novembro de 1985 em Baltimore, Estados Unidos, cercado pela admiração de seus pares e das pessoas que  tanto ajudou numa proporção que ele jamais imaginaria.