Artigo

Conteúdo e Expressão

No mundo dos negócios, o que é mais importante, conteúdo ou expressão?
Vamos tentar esclarecer os dois questionamentos com uma estória:
– Um Mascate tinha como seu maior faturamento, a venda de Bíblias.
– De cidade em cidade ele recrutava vendedores para vendê-las.
– Entre as pessoas que se apresentaram, um gago insistiu em fazer parte da equipe.
– A contra gosto do Mascate o gago foi contratado.
– O gago passou em todos os testes de conhecimento, evidentemente, faltava-lhe o poder de expressão para persuadir um possível cliente a comprar o produto.
– Com muita pouca fé, o Mascote liberou apenas uma Bíblia para o gago trabalhar, achando que o seu defeito congênito lhe traria dificuldades para negociá-la. (Para efeito de informação, cada vendedor recebia 10 Bíblias).
– Em 15 minutos o gago volta pedindo outra Bíblia para vender.
– O Mascote – maravilhado – começa a perceber que cometeu um erro em subestimar aquele profissional, mas ainda desconfiado libera duas Bíblias para o gaguinho.
– Em 20 minutos o gago volta pedindo mais Bíblias para continuar suas visitas.
– E assim o gago foi batendo todos os recordes de venda de Bíblia na história de vendas do Mascate.
– Encantado com aquele sucesso, o mascote resolveu reunir todos os vendedores para tentar absorver as técnicas de vendas daquele profissional.
– Foi quando o gago passou à todos, o segredo de sua superação.
– Segundo ele, o gago, ao abordar o possível cliente, dizia:
“Va-va-va-ai com-com-comprar ô-ô-ô quer que eu leia”?
– Imediatamente, o cliente para não ver aquela cena se estender por muito tempo, acaba adquirindo o produto, e o gago saía como um grande vendedor!
A estória faz emergir uma questão interessante: o que leva um profissional a fazer mais sucesso que outros de sua mesma categoria? A resposta é simples, conteúdo e expressão! Alguns com o mesmo conteúdo dos outros, disponibilizam mais tempo em seu atendimento, mostram-se interessados pelos problemas dos clientes e tentam dar uma atenção maior as questões deles. Essa força de expressão acaba traçando o viés do profissional e concedendo o sucesso inevitável de quem passou a vida toda adquirindo conteúdo, mas viu que, sem expressão num mundo competitivo não terá chances de projeção; sucesso e renda.
A expressão representa 70% a 80% de uma venda. Encare venda como tudo àquilo que você tenha a oferecer ou a convencer alguém a adquirir alguma coisa tangível ou intangível.
Para ilustrar o que estamos escrevendo: quantas vezes nos sentimos mais a vontade com aquele médico que nos atende como se fosse um amigo de muito tempo, e não aquele técnico frio peculiar da profissão?