Artigo

Rejuvenescimento e auto-estima com natação e hidroginástica

O que mais tem me empolgado no trabalho que estamos desenvolvendo na secretaria de esportes, é o resultado de alegria, auto-estima, socialização e perceptíveis benefícios para o corpo e a mente, das centenas de pessoas que praticam natação e hidroginástica na Vila Olímpica. E nada mais me emociona nessa realidade, que uma senhora de 93 anos, com seu vigor e compreensão sobre a importância do exercício para o seu bem estar e longevidade saudável, risonha e solícita. Ela nos transmite a sensação de que a piscina funciona quase que como uma fonte de rejuvenescimento. A Natação é um dos esportes mais completos que existem, devido a seu aspecto de liberdade motora com baixo impacto, traz uma série de benefícios ao corpo humano como também melhora da capacidade cardiorespiratória, grande queima calórica, melhora da coordenação, equilíbrio, agilidade, força e velocidade. Devido ao trabalho em diferentes temperaturas traz melhores condições de saúde, principalmente para crianças e idosos (anticorpos), tornando-se imunes a diversas doenças como gripes, resfriados e outras oriundas destas, além de desenvolver habilidades psicomotoras, sociabilidade, melhora da auto-estima, sensações de bem estar emocional.
Outro fator interessante da natação e a hidroginástica é a inexistência de implicações e restrições às diversas faixas etárias, abrangendo desde bebês, crianças, adultos a pessoas com mais de noventa anos, como é o caso desta empolgada e empolgante senhora. Tanto que cada vez mais vem obtendo destaque para outro tipo de público, pessoas com necessidades especiais, por seus benefícios fisiológicos como por sua interação entre o ambiente aquático com o aspecto psicológico e emocional das pessoas.
Portanto, faça como esta senhora, pratique natação e hidroginástica, pois além de manter a forma, cuida da sua saúde e lhe garante uma boa qualidade de vida.