Artigo

Importância e Efeitos do Exercício com o Step

Hoje, se conhece a importância do Step no mundo do fitness, principalmente das academias.

Foi criado em 1988 pela professora de ginástica americana, Gim Miller que após ter sofrido uma lesão articular no joelho, foi orientada a subir e descer de um degrau e a partir dos benefícios observados, ela aperfeiçoou o banco de apoio, dando o nome de Step, (no Brasil foi introduzido no mesmo ano).

Foi considerado pela federação internacional de ginástica, como o fitness dos anos 90, trata-se de um banquinho de madeira com altura diversas de 10,15 e 20 cm. É uma das viradas mais significativas desde o surgimento da ginástica aeróbica.

A repercução do step foi enorme e virou febre em todo mundo. O Step é uma modalidade que fortalece e condiciona o sistema cardiovascular, é procurado para desenvolvimento de adutores e músculos coxo-femurais como flexores e extensores de joelho e quadris, melhora a coordenação motora, promove emagrecimento, possibilita bom convívio social por se tratar de uma atividade em grupo. Além disso, oferece a vantagem de poder ser praticado, poderadamente por portadores de lesões articulares. É uma modalidade aeróbica muito prazerosa, quebrando assim a rotina das aulas tradicionais de Ginástica.

O grau de progresso é determinado pelo nível de condicionamento do individuo, idade, nível de habilidade, condição de saúde e necessidade ou objetivos pessoais. Devem ser evitadas progressões muito rápidas, pois pode provocar lesões musculoesquelético nos praticantes e conseqüentemente a desistência dos mesmos da prática do exercício.

O Step é uma modalidade que pode ser aplicado a qualquer idade, desde que tenha uma boa metodologia pedagógica, conhecimento do ritmo da música, e que use a criatividade como fator motivacional.

Para cada turma sejam elas, iniciantes, intermediários ou avançados, o Step pode ser aplicado na escola, pois é uma forma interessante de inclusão dos educandos na ginástica. Já que todos tiveram as informações, faça sua parte, se matricule em uma academia, comece a quebrar o sedentarismo, melhorando sua saúde, sua auto-estima e sua qualidade de vida.

Esta modalidade já desenvolvida de forma massificada nas academias está sendo utilizada também nas escolas. Alguns estabelecimentos escolares particulares fazem uso da ginástica escolar como em sua programação de educação física. Algumas unidades escolares da rede pública estadual já aderiram a esta modalidade proporcionando aos estudantes melhor condição física e maior variedade nas aulas.

O incentivo parte da coordenação de educação básica, através do departamento de educação física da DIREC 7 em Itabuna.