Artigo

O Centenário de Itabuna se aproxima!

Centenário de Itabuna – Vercil, que nos deu a liberdade de escolhermos o nome do título da coluna, ai está: “Enfoque Grapiúna” espaço onde pretendemos dá informações seguras e atuais dentro de um contexto democrático, focalizando todos os acontecimentos da região do Sul da Bahia.

Hoje vamos iniciar expondo sobre o Centenário de Itabuna que está chegando… Com a data prevista para 28 de Julho de 2010; um dia tão quanto histórico, como a sua fundação por Firmino Alves.

Comissão do Centenário – Como o assunto é sério, para o desenvolvimento de um projeto digno, rumo ao desenvolvimento de seu povo, por ocasião da realização de um recital, através Clube do Poeta Sul da Bahia, no Centro de Cultura Adonias Filho para comemorar o Dia da Poesia (14 de Março), o chefe do cerimonial, do município, jornalista Ramiro Aquino anunciou a formação de uma Comissão para elaborar um plano vista aos 100 anos de Itabuna. Comissão que deve ser logo montada, pois o tempo não espera.

Adelino Kfury Silveira -Na ocasião – entre os nomes que deverão formar a Comissão – Ramiro Aquino, adiantou o do historiador, Adelino Kfury Silveira, do artista plástico, Renato Afonso de Souza (Renart) e da atriz Eva Lima.

Esses nomes, já estão praticamente selecionados, disse Ramiro, o que vem atender uma medida do Executivo e de alguns setores organizados da sociedade. Acreditamos que a referida Comissão, neste momento, já esteja formada e trabalhando!

Obras para o Centenário – Com o orgulho de sermos, hoje, um cidadão itabunense, de fato e de direito, pois recebemos o Titulo de Cidadão, outorgado pela nossa Câmara Municipal, através
do edil Milton Gramacho, já que somos natural do município de Ibicaraí, já contando com meio século de vida em Itabuna e dentro desse período com 37 anos, no setor de comunicação, pois iniciamos nossa caminhada no extinto Dário de Itabuna, no dia 07 de Abril de 1972, achamos por direito encaminharmos algumas sugestões para a histórica data. Então vamos lá!

Sugestões: A Construção de um Parque Ecológico; A reativação do Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinhos; A conclusão das obras do Centro de Convenções; A conclusão do Estádio Luis Viana Filho (Itabuna), que teve sua pedra fundamental, lançada em 1965; A Construção de um Cemitério Público Municipal, A Construção de um Centro de Abastecimento; Um novo Terminal Rodoviário, se possível, entre Itabuna/Ferradas; Novas vias para escoar e desconcentrar o tráfego do centro da cidade e, a principal delas, o Governo do Estado transferiria o patrimônio, local, da Embasa, para a Emasa, inclusive com a construção da nova barragem tão falada, Com isso, o Governador estaria dando um grande presente a Itabuna.

Atrair indústrias – Essa atitude do Governador, não, tão somente, atenderia a população, como também atrairia as grandes indústrias para o município, o que geraria emprego e renda. Essas obras seriam de um valor incalculável, incluindo ai, nesse contexto, o Saneamento Básico, que depende de altos recursos dos governos, Federal e Estadual, o que reabilitaria, também, o sofrido Rio Cachoeira.

Capitão Azevedo – Essa missão está em mãos do prefeito atual e o mais democrático já eleito em Itabuna. Podemos dizer, até o momento em sua história, José Nilton Azevedo Leal (Capitão Azevedo), que conta com a confiança do povo, apesar de alguns setores já o criticarem, achando que o novo prefeito não vai cumprir o que prometeu em seu discurso de campanha política, porém ainda é cedo para julgá-lo!

Avenida Amélia Amado e Pedro Jorge – Estamos sabendo, que é desejo do prefeito, transformar a Avenida Amélia Amado em uma pista de rolamento com quatro vias, com a cobertura, é claro, do Canal. Essas vias folgariam o tráfego do centro da cidade e ligariam à região Leste, às regiões, Norte, Oeste e Extremo-Sul, uma grande obra, para o Centenário, já na pauta do prefeito, que está correndo atrás dos recursos. Necessários. A Avenida Pedro Jorge, que corta os bairros: Pedro Jerônimo. São Pedro, ligando ao São Judas, dentro em breve, o Prefeito, iniciará suas obras, numa extensão de cerca de quatro quilômetros, incluindo no pacote, os melhoramentos do bairro Maria Pinheiro. Essa ultima informação foi
anunciada, pelo Secretario de Administração, Gilson Nascimento (Sargento Gilson), dia 04 de Abril, no programa Resenha da Cidade, do vereador/radialista, Roberto de Souza, transmitido pela Rádio Jornal de Itabuna,

Cidade pujante – No mais, vamos torcer para que a Comissão do Centenário de Itabuna, seja formada à altura das tradições da pujança e da força de nossa gente. Digna de uma Itabuna progr e s s i s t a , pr epa r ada pa r a o s eu desenvolvimento, como o maior pólo econômico do Sul da Bahia, atingindo os seus 300 mil habitantes. Vamos pensar grande, todos de mãos dadas num só objetivo; o crescimento planejado de Itabuna. Cidade esta, que consegue driblar todas s suas crises. E, que, em seu Centenário, essas obras citadas, inclusive, com a duplicação da Ilhéus/Itabuna, não seja um sonho, mas, sim, uma grande realidade. Itabuna merece o presente do Governo, pois, na sua época áurea do cacau, foi uma das cidades que mais contribuíram para implantação do Pólo Industrial de Camaçarí. A lei do retorno pode ser agora… pois nunca veio!

Temos dito!