Artigo

O que é Maçonaria

A maçonaria, como conhecemos, foi sistematizada no início do século 18, denominada de maçonaria simbólica.

Anteriormente o que existia era corporações de pedreiros, denominada maçonaria operativa, uma vez que somente delas participavam quem trabalhava nas construções de catedrais, palácios e outras obras de porte que envolvesse edificação com a utilização de pedras. As corporações dos pedreiros eram fechadas, uma vez que seus membros juravam guardar segredo sobre a arte de edificar com a utilização de pedras.

Para sua sistematização reuniu, através dos tempos, procedimentos retirados de todos os ramos do conhecimento humano e de todas as raízes esotéricas e filosóficas, oriundas de outras Instituições, como bíblicas, mistérios de Ceres, mistérios egípcios e rosacrucianos.

A maçonaria simbólica é uma sociedade fechada, mas não secreta. Existe em toda a face da Terra, organizada em células denominadas LOJAS, as quais têm endereço certo e local definido para realizar suas reuniões. Hoje o mundo conta com mais de 15.000.000 (quinze milhões) de maçons, sendo que no Brasil temos Por definição, é uma instituição que tem por fim tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade, pelo respeito à autoridade e a crença de cada um. É universal, não tem preconceito de raça, cor nem religião.

Proclama a crença em Deus, a quem denomina Grande Arquiteto do Universo.

O amor preconizado pela Maçonaria é o amor fraternal, bem identificado no Salmo 133, lido na abertura dos trabalhos maçônicos no Grau de Aprendiz. Quando a humanidade entender que todos somos irmãos, pois todos nós filhos de Deus, por certo será mais feliz.

Para o aperfeiçoamento dos costumes a maçonaria prega, como principal elemento, o combate ao vício, que se constitui em tudo que avilta o ser humano.

Metaforicamente, uma de suas principais tarefas é cavar masmorras ao vício e levantar templos à virtude.

A humanidade sem vícios, com certeza, será mais feliz.

Tolerância é respeito, aceitação e reconhecimento da rica diversidade das culturas do nosso mundo, formas de expressão e maneiras de ser; é harmonia na diferença; é reconhecer o direito do livre conhecimento, de comunicação, de liberdade de pensamento, de consciência e de credo; é não imposição de nossos pontos de vista aos outros; é, sobretudo, uma atitude ativa, preparada pelo reconhecimento dos direitos humanos universais e liberdades fundamentais dos outros. A prática da tolerância não quer dizer tolerância com a injustiça social nem o abandono ou enfraquecimento de convicções pessoais. Tornando-nos tolerantes, completaremos a definição de maçonaria, pois teremos mais igualdade, mais respeito para com as autoridades e com a crença de cada um.