Artigo

Itabuna trabalhando para a valorização do esporte amador

Itabuna é um celeiro das artes… a terra onde nasceu Jorge Amado… a cidade de Cyro de Matos, Telmo Padilha, Firmino Rocha… majestosa, encantadora e com uma característica peculiar: amante dos esportes.

A prova disso pode ser confirmada no estádio Itabunão lotado de torcedores, ginásios e nos campos de pelada espalhados pela cidade, onde as famílias se aglomeram e torcem por suas equipes. Crianças, jovens, homens e mulheres vibram, torcem, em emocionam-se e até sofrem pelos seus times e seleções de bairros. Entretanto, Itabuna é uma referência de um país, onde os esportes foram tratados com desdém por nossas autoridades. O esporte amador nunca foi valorizado no Brasil. César Cielo, Maurren Maggi e Diego Hipólito que o digam.

Essa falta de investimento no esporte amador resulta no fraco desempenho do Brasil em campeonatos no exterior e principalmente nas olimpíadas. O que parece estranho é o surgimento de atletas como César Cielo, já que Jogos Universitários no Brasil parece algo cada vez mais distante.

O que explicaria isso é a caridade que algumas instituições de ensino superior têm para com esses atletas.

César Cielo é o exemplo de um atleta que teve que sair do Brasil para treinar. Ele foi para os EUA, onde também treinou em meio aos universitários. Fora do Brasil existe uma valorização do esporte amador.

Os Jogos Universitários dos EUA chega a ter modalidades onde o desempenho dos atletas são superiores as do PAN. O COB não está preocupado com os Jogos Universitários, ou com o Desempenho dos atletas do Brasil nos Jogos Olímpicos. A prioridade no COB é a quantidade, a qualidade é o que menos importa. Neste contexto, muitas prefeituras tem atuado na busca de reverter esta situação. É isso o que propõe o prefeito capitão Azevedo. Com este proposto, foi reformado o Itabunão, a Vila Olímpica, os campos de bairros e proporcionado ênfase a eventos como Interbairros, interruas, corridas rústicas, maratonas, jogos estudantis, olimpíadas Atletas com Cristo, conferências, simpósios, seminários e demais eventos de capacitação para atletas e dirigentes desportistas. Além de facilitar a participação de representações itabunenses em eventos realizados em outras cidades e estados. Todos os esforços estão sendo empreendidos objetivando a valorização do esporte amador em Itabuna.