Artigo

Tuberculose

A tuberculose, conhecida no passado como a peste branca devido à alta mortalidade, tem ultimamente diminuído sua incidência graças ao emprego de antibióticos.

Começa com tosse, expectoração purulenta, dor no peito, febre geralmente à tarde, cansaço, prostração etc. Os sintomas são semelhantes aos de uma bronquite, entretanto, os pacientes com mais de três meses com tosse devem ser submetidos a um exame de escarro. O contágio ocorre ao tossir quando as gotículas, cheias de bacilos, ficam flutuando no ambiente. A inalação dessas gotículas, a depender do estado imunológico de cada um, determinará a infecção ou não. Disso se conclui que todos nós já entramos em contato com o micobacterium tuberculosis.

No século XIX, Robert Koch, que ganhara um microscópio de sua esposa, identifica com aquele aparelho o micróbio causador da tuberculose e, a partir daí configura-se nos meios científicos que a doença, como se suspeitava, tinha caráter contagioso.

Naquela época os tratamentos disponíveis eram o pneumotórax e uma cirurgia que se fazia no gradil costal dos tuberculosos.

Só no início do século XX, Roentgen, na Alemanha, descobre os raios X, dando aos médicos mais um instrumento para o diagnóstico da enfermidade. Para baratear os custos, Manuel de Abreu desenvolve uma técnica que durante anos foi usada na clínica tisiológica. Contudo, só com o surgimento do exame de escarro, onde o bacilo de Koch aparece, o diagnóstico da tuberculose melhorou sensivelmente. As pessoas que moram na mesma casa do doente devem, igualmente, proceder ao exame de escarro se estiver com expectoração.

A tuberculose afeta geralmente os pulmões em cerca de 90% dos casos, entretanto, outros órgãos também são atingidos, inclusive a coluna vertebral.

Na tentativa de diminuir o aparecimento de novos casos, dois pesquisadores Calmette e Gerin desenvolveram uma vacina – a BCG – que faz parte do calendário vacinal das crianças.

O longo sofrimento dos pacientes terminaria em l948, quando pesquisadores norte-americanos sintetizaram a Estreptomicina, o primeiro antibiótico a ser usado no tratamento da tuberculose. Outrora, o tratamento se prolongava por mais de doze meses. Hoje, porém, é feito utilizando três antibióticos durante seis meses. Cerca de 10% dos pacientes abandonam o tratamento e isso causa problemas à comunidade, pois eles, abrigando o M. tuberculosis, continuarão disseminando-o na comunidade.

Para finalizar, há os casos em que o bacilo de koch não é detectado no exame de escarro. Nestes casos, Inicia-se o tratamento e, ao final de um mês, se houve melhora do quadro geral do paciente, prossegue-se o tratamento. Caso contrário, o médico deverá pensar em outra doença.