Artigo

Saúde Familiar e Educação Física

Em 1997, o Ministério da Saúde baixou uma resolução que determinou a Educação Física como profissional de nível superior da área de saúde. Foi uma ampla discussão democratizada que aconteceu no Conselho Nacional de Saúde. No ano seguinte, ocorreu a regulamentação da profissão e nasceu o Conselho Federal de Educação Física. Ficou instituído o primeiro de setembro como o marco inicial deste sistema.

A partir da regulamentação criou-se o código de ética e de intervenção profissional em consonância com os procedimentos do código profissional do Sistema Único de Saúde. Essa evolução se concretizou em 2004. Assim, o profissional de educação física passou a se institucionalizar no trabalho em hospitais, postos de saúde, clínicas e estabelecimentos similares por todo o país. A aproximação com a área de saúde beneficia a sociedade que pode usufruir dos conhecimentos técnicos e científicos na prevenção e reabilitação.

Hoje, um dos grandes males do mundo são as doenças crônicas não transmissíveis. Atingem países desenvolvidos, em desenvolvimento e os demais (ditos não-desenvolvidos). O estilo de vida das pessoas é responsável pelo aparecimento de diversas doenças em nossa sociedade. Isso associado ao sedentarismo, alimentação inadequada e tabagismo, seus efeitos tem se tornado um problema de saúde pública, desenvolvendo câncer, diabetes, osteoporose, problemas cardíacos, depressão, hipertensão… e levando à morte. Dentre os fatores de risco, o sedentarismo, independente do sexo , esta presente com maior prevalência na população.

A construção de políticas públicas que norteiem a importância do exercício físico, do esporte, do lazer… Devidamente orientada pelos profissionais de educação física, seja na escola, na rua, no clube, aonde for. Realizada diariamente pode proporcionar uma vida mais saudável.

Movimentar o corpo com atividades físicas melhora seu funcionamento, fortalece a musculatura esquelética e os ossos, ajuda a combater o stress, melhora o humor, deixa o coração mais forte, socializa, afasta crianças e adolescentes das drogas e violência. Enfim, seus benefícios são de ordem econômica, social, política, metabólica, psíquica, etc…

Apesar de estarmos avançando, ainda não atingimos com eficiência as necessidades de nossa população. Precisamos melhorar o funcionamento da educação física escolar, desenvolver políticas públicas com intervenções diretas e atendimento eficiente na comunidade pobre, possibilitar o acesso à prática de atividade física a todos, estruturar os estabelecimentos da área de saúde para o exercício profissional da educação física, um destes segmentos é o posto de saúde. Alguns municípios no estado da Bahia já têm o profissional de educação física fazendo parte do Programa de Saúde Familiar.

Itabuna é uma das maiores referências de saúde no estado da Bahia. Entretanto, ainda não desenvolveu projetos preventivos que ajudam a melhorar a saúde de nossa comunidade. Investir em saneamento básico, expandir o fornecimento de água, desenvolver projetos esportivos, promover assistencialismo na periferia da cidade, agregar o profissional de educação física ao programa de saúde familiar, são alguns mecanismos de combate ao desenvolvimento de doenças e de melhoria da qualidade de vida.