Artigo

Quer Ser Criativo? Pratique as Heurísticas!

A palavra criatividade tem sido razoavelmente confundida com a técnica de criar anúncios. Criatividade é uma técnica de resolver problemas. E pode ser usada em todas as atividades humanas: Medicina; Administração; Arquitetura; Engenharia; Sociologia; Educação… DUALIBI & SIMONSEN (Criatividade e Marketing).

Em todas as profissões existem pessoas que apenas seguem o caminho já trilhado, é o conhecimento sistemático. E existem pessoas que agem criativamente, Mauro Sales uma ez disse… “Antes de usar a imaginação, use a memória”.

Para impulsionarmos a nossa criatividade é preciso entender que, “as respostas” estão “nas perguntas”. A filosofia heurística pode nos ajudar nesse processo. A palavra Heurística deriva do grego – heuriskeim – arte de inventar; fazer descobertas. Não é “verificável” e sim, uma técnica de solucionar problemas a partir de tentativas e erros. Ela parte do pressuposto de que: “é muito mais importante saber formular uma pergunta, do que achar uma resposta”. Trazendo para o conceito mais gramatical seria a antítese que se opõe a tese e que leva a síntese, formando assim o processo dialético, uma Heurística perfeita.

O comercial institucional mais recente da Rede Futura afirma: “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”.

As heurísticas são encontradas frequentemente nos ditos populares ou regras de conduta que tentam impor certa explicação de algo contestado. Ex.: Deus ajuda quem cedo madruga, mas dormir não é pecado.

Outra epígrafe do livro de Dualibi e Simonsen diz: “que toda empresa é a solução criativa para uma angústia gerada por um problema”. Se a nossa segurança vai mal, surgem as empresas de vigilância… O homem de negócios identifica uma necessidade não satisfeita ou malsatisfeita, e vê nela uma oportunidade Criativa de obter uma recompensa.

Freud fez uma analogia brilhante com relação à angústia e criatividade como fator psíquico humano. Ele disse “A atividade criadora é sempre precedida de uma angústia”. Ou seja, é a angústia – problema – que nos torna criadores. Freud ainda completa: “O homem feliz jamais fantasia, já o insatisfeito”…
A criatividade não é algo que possamos encontrar numa prateleira de supermercado ou em algum livro mágico. Alguns métodos; nossas próprias experiências negativas e positivas; o poder de indagação (heurística) como fator de insatisfação e angústia, formam uma boa combinação psíquica para nos tornarmos mais criativos.

Alguém duvida que a natureza contestadora de Steve Jobs e Bill Gates foi a base do sucesso de ambos? Quer ser criativo? Pratique as HEURÍSTICAS.