Artigo

Os esportes são ótimos para a adolescência

Temos atuado com propósito de estimular o interesse do público juvenil para a prática dos esportes. A Vila Olímpica foi reformada e tem sido adaptada para as atividades dirigidas aos jovens e adolescentes. Embora estejamos carentes de contratações de profissionais de educação física e técnicos das mais diversas modalidades desportistas, os esforços tem sido empreendidos para a otimização das ações, através de palestras, capacitações e eventos similares. Com esta finalidade, a prefeitura também executouobras de reformas em quase todos os campos de futebol da cidade e está se empenhando para suprir as necessidades de infraestrutura em todos os equipamentos de esportes e lazer de Itabuna.

Inclusive com mais construções de
quadras poliesportivas.

Os eventos também têm sido promovidos e planejados para proporcionar ações efetivas de políticas públicas, que possam utilizar os esportes no combate a ociosidade, reforço da autoestima, criação de maior resistência ao aparecimento de doenças, controle do peso, prevenção dos riscos sociais, ajuda na busca de objetivos e estimulo ao contato com outras pessoas, criando sentimento de equipe e solidariedade entre os participantes.

Em nosso município, a população adolescente que pratica esportes ainda é pequena. Talvez isto aconteça por existirem muitos “mitos” com relação às práticas esportivas. Mitos são crenças em que as pessoas acreditam e que não correspondem a verdades.

Por exemplo, acreditar que o esporte promove crescimento físico, que atrasa ou interfere na primeira menstruação, que prejudica o rendimento escolar, que não deve ser praticado por ad olescentes com doenças crônicas (diabetes, epilepsia, asma) são mitos que as pessoas creditam e que temos que desmenti-los. Além de fazer bem à saúde, o esporte permite trabalhar, ao mesmo tempo, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade de meninos e meninas. Com isso, eles passam a ter mais controle de seu corpo e melhoram a capacidade de brincar em grupo e fazer amigos. O esporte também é um meio eficaz de complemento à educação e uma forma eficiente de aumentar o interesse e o desempenho na escola. Uma idéia é relacioná-lo aos conteúdos estudados em sala de aula.

Com um pouco de criatividade é possível fazer uma relação entre as lições de matemática, por exemplo, e os conhecimentos envolvidos em uma partida de futebol. Mas é importante que as atividades esportivas não sejam apenas encaradas como formalidade escolar.

A juventude também precisa se divertir. A prática de esportes pode ainda ajudar a transmitir valores como respeito a regras e limites, estimular a aceitação da vitória ou da derrota e ajudar a fortalecer as relações de solidariedade. Estamos vivenciando um novo momento de esportes em Itabuna e o prefeito Capitão Azevedo (formado em educação física) tem sido o maior protagonista deste fato, que coloca nossa cidade na condição de detentora de melhores resultados desportistas atingidos entre todas as cidades sulbaianas.