Artigo

A falta de água em Itabuna está com os dias contados

O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo deu um passo importante dia 27 de Agosto, para solucionar a questão do Projeto da Barragem do Rio Colônia, para a definição da altura em relação à soleira do vertedouro, que definirá a área a ser inundada, e consequentemente, o volume de água armazenado para atender ao abastecimento de Itabuna.

Capitão Azevedo coordenou pessoalmente as negociações entre o governo municipal e lideranças dos produtores rurais, da região onde será construído o empreendimento, com a presença do presidente da Associação dos Usuários das Águas do Rio Colônia, Júnior Borges, que também é vereador do município de Itapé para resolver o mais breve possível à questão.

O encontro teve as participações dos empresários rurais da região da Estiva, local onde será construída a barragem: José Carlos Macedo, Renato Monteiro, Rogério Macedo, Eustáquio Coelho Lima e Júnior Borges ficou decidido à realização de novos estudos topográficos e hidrológicos para a barragem do rio Colônia. O Rio Colônia é um dos formadores do Cachoeira e que corta Itabuna.

Participaram também da reunião o secretário de DesenvolvimentoUrbano, de Itabuna, Fernando Vita e o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa),

Alfredo Oliveira Melo. Vale lembrar que Itabuna é o único município no Sul da Bahia que não tem um reservatório de água para abastecimento da população; um verdadeiro descaso das autoridades publica estadual e federal.

Ampliação da oferta de água – Mesmo antes de construir a barragem, o Prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo vai inaugurar ainda este ano o novo sistema de ampliação de água tratada em Itabuna (foto) que passará de 600 litros para 1.000 litros por segundo. Neste sentido o novo sistema da se encontra em fase de ajustamento.

Vamos aguardar!

Eduardo Fontes Neto é o novo presidente da ACI

A Associação Comercial e Empresarial de Itabuna-ACI, desde o último dia 24, conta com novo presidente, trata-se do médico/empresário Eduardo Fontes. Na solenidade de posse, com as presenças dos secretários municipais: Maurício Atayde (Planejamento) e Carlos Veloso Leahy (Indústria, Comércio e Turismo), além de presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que representaram o Prefeito, Capitão Azevedo, o novo presidente Eduardo Fontes após sua posse juntamente com todos os novos conselheiros da entidade, apresentou o seu Plano Estratégico de Trabalho.

Na oportunidade numa sugestão do Presidente que estava deixando o cargo, Ubirajara Ribeiro Coelho que já dirigiu a ACI, por três gestões, foi conferido honrarias, devido ao reconhecimento de seus trabalhos, aos diretores: Vily Modesto, Itajaí Andrade, Carlos Ulisses Valverde Dórea e Silvio Roberto. O ex-presidente, Ubirajara Ribeiro Coelho, que falou sobre a responsabilidade de se dirigir uma entidade importante e centenária, também recebeu a honraria, só que ficou de ser homenageado em outra oportunidade.