Artigo

Cidadania ambienta planetária Extraído da Carta Verde das Américas (6/6/2006)

O modelo atual de produção e consumo está avançando sobre os estoques naturais da Terra, não só de forma insustentável ambientalmente, mas também de forma injusta, gerando miséria, fome e comprometendo as gerações presentes e futuras. Além disso, o crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregado os sistemas ecológicos e sociais.
No entanto, Governos e sociedades precisam urgentemente priorizar suas ações, de forma ambientalmente sustentável e socialmente justa, que garantam em condições de igualdade, a existência e a perpetuação da humanidade e dos demais seres do planeta.

Reconhecendo o direito de sobrevivência de todas as espécies, assim como o direito de todos os habitantes do planeta a uma melhor qualidade de vida.
Por outro lado, o surgimento de uma cidadania ambiental planetária está abrindo novos caminhos para construir um mundo melhor, mais justo e humano. Nossos desafios ambientais, econômicos, políticos e sociais, estão interligados, e juntos podemos buscar soluções concretas e inovadoras para os problemas que afligem a humanidade.

O enfrentamento dos problemas ambientais, locais ou globais, nunca será o resultado de uma pessoa, organização ou nação, por mais poderosa que seja, mas requer o esforço de todos, desde a mais simples, a maior e mais poderosa organização do Planeta.

2. Cidades e Soluções /Desenvolvimento Humano.
Pesquisa Brasil Ponto a Ponto Pergunta: • “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”
• Resposta da maioria dos 500.000 brasileiros entrevistados: • VALORES: respeito, honestidade, amor, responsabilidade, justiça. Ficaram em SEGUNDO PLANO, as questões ligadas à Saúde, Educação, Segurança e Emprego.
(*por uma questão lógica: são soluções CONSEQUENTES).

2. Adote a Cidadania
Escola de Cidadania: VENHA PARTICIPAR – Junte-se a nós.
Buscamos promover: o respeito às Leis, à Ética, à Dignidade, as Aspirações e Lutas pelo Bem Comum, e os melhores níveis de participação e Solidariedade. Precisamos infundir na sociedade: o ideal de SERVIR, e realizar em sua vida a plenitude da vivência como Ser Social, institucionalizando-se as praticas e atitudes e priorizando-se a educação para a vida e para a Felicidade, formal ou informalmente.

Necessitamos de: pessoas e comunidades conscientes, saudáveis, participativas, omprometidas, combativas contra o desperdício e a corrupção.

Pessoas Cooperativas, Competentes, Inovadoras e Criativas.

Promotoras de Riqueza, de Igualdade, de Inclusão, de Justiça, de Prevenção, de Preservação, de Amor, e de Compaixão. Implante a Escola de Cidadania: na sua Entidade, na sua Associação, na sua Empresa, no Bairro, EM CASA. Vamos disseminar a Cultura da Cidadania, resgatando os valores que elevem e enobreçam a Criatura Humana.

Vamos debater Ética, Princípios e Valores Morais, Bons Costumes, Espiritualidade (não é Religiosidade – sem sectarismo).
Vamos debater Solidariedade, Fraternidade, Ecologia, Meio Ambiente, Preservacionismo, Sustentabilidade.

È CUSTO ZERO, se gostar, passe adiante, POR UM MUNDO MELHOR.