Artigo

Nutrição e Atividade Física para Crianças

Hoje a nutrição é um dos principais fatores para uma boa ou má saúde. Sua discussão envolve todas as faixas etárias do ser humano, principalmente as crianças.

A má alimentação pode provocar diversas doenças na população infantil e se estender pelo resto da vida. Tem um velho ditado que diz “peixe morre pela boca”, entretanto, serve também pra gente, ou seja, a gula ou alimentos de qualidade ruim também matam.

A influência dos maus hábitos alimentares tem causado um impacto negativo muito grande nas crianças, trazendo doenças que antes eram ditas como doenças de idosos.

A falta de tempo para o preparo e para o consumo das refeições, a falta de conhecimento sobre as suas características nutricionais e o fácil acesso a alimentos altamente calóricos faz com que as pessoas consumam mais alimentos industrializados, fast food e frituras.

Os alimentos naturais ou mais saudáveis como as frutas e hortaliças, verduras e integrais, têm consumo reduzido, apesar de terem alto teor nutritivo. Em geral, são ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Quando cozidos, assados ou grelhados, e quantidade de calorias menores, o funcionamento do intestino melhora e previne várias doenças.

A atividade física associada a boa alimentação possibilita melhor funcionamento orgânico, melhor estética e melhor humor.

O vigor físico adquirido através dos exercícios ou modalidades esportivas por exemplo, estimula o crescimento, socializa, disciplina e educa o corpo ao modo que uma grande parcela das pessoas que criam esses hábitos desde cedo, as mantêm na fase adulta.

As conseqüências decorrente da negligência dos pais, responsáveis e das próprias crianças no aspecto alimentar é o aparecimento da obesidade, hipertensão, aumento do colesterol, diabetes e doenças cardiovasculares.

A criança que aprende a comer errado por toda sua infância, em geral, tende a manter esse hábito por toda a vida. E como não são as crianças que vão ao supermercado fazer as compras e muito menos à cozinha prepararem suas refeições, os pais têm condições de formarem hábitos alimentares adequados em seus filhos.

O ideal é que os pais sempre incentivem os seus filhos a praticarem atividade física e a consumirem frutas verduras e legumes desde muito cedo (após o período de aleitamento materno). As consequências da formação dos bons hábitos alimentares refletem em vários aspectos da vida da criança, como o crescimento e desenvolvimento adequados, melhor rendimento escolar e prevenção de transtornos alimentares como bulimia e anorexia.

O sistema educacional poderia colaborar atuando na informação, conscientização e até mesmo na adoção de cardápio com alimentos mais saudáveis. Na maioria dos estabelecimentos particulares, o que mais se vende são as frituras e os refrigerantes. Já na escola pública, biscoito e suco é fornecido praticamente todo o ano letivo.

A escola é o local ideal para melhorarmos a alimentação de nossas crianças, é nesse ambiente de aprendizado que as informações têm peso significativo, mas, educação nutricional ainda não preocupam a maioria dos estabelecimentos. Na verdade ainda temos muito espaço para conquistarmos.