Artigo

As diarréias

O verão está se aproximando e convém falar um pouco acerca da enteroinfecção. A diarréia seria um sinal daquela doença. Aqui, vamos empregar tanto um termo quanto o outro para expressar a mesma enfermidade. Esta enfermidade é perigosa para as crianças, principalmente às da faixa etária de 0 a 2 anos de idade. Traduz-se por evacuações líquidas – mais de três por dia-, fétidas, sanguinolentas, mucosas ou não. Algumas vezes as evacuações vêm acompanhadas por vômitos, agravando mais ainda a perda pelo organismo de água e eletrólitos, configurando um quadro de desidratação, que pode levar o paciente ao óbito.

Felizmente, com a vulgarização da terapia de reidratação oral – o soro caseiro – nos últimos anos, muitas crianças têm sido salvas. Mesmo antes de as mães levarem seus filhinhos ao médico, elas devem ministrar-lhes o soro caseiro que é preparado da seguinte maneira: Num litro de água previamente fervida colocam-se uma colher de chá de sal e uma colher de sobremesa de açúcar. De quinze em quinze minutos se fornecerá à criança uma pequena quantidade de soro.

A ingestão dele em grandes quantidades pode provocar vômitos, agravando ainda mais a desidratação. O soro caseiro ficará na geladeira e não servirá para o dia seguinte.

A seguir, o pequeno paciente será levado ao médico que fará algumas orientações e a prescrição.

As enteroinfecções têm várias origens como as causadas por vírus, bactérias, parasitos intestinais, alergias etc. Existe até a diarréia do viajante.

Este, habituado a sua comida de casa, ao viajar, depara-se com outras espécies de alimentos. O organismo reage, traduzindo-se em diarréia. Igualmente, certos lactentes são alérgicos ao leite de vaca, cumprindo ao médico prescrever outra espécie de leite.

É importante ressaltar que o melhor alimento até os seis meses de idade é o leite materno, pois ele contem proteínas, lipídios, carboidratos etc, além de prover à criança anticorpos que a protegerão de doenças.

Mesmo que o leite materno fique ralo, muito salgado e que “as comadres” aconselhem à nutriz a suspendê-lo, não faça isso!

Ao lado da amamentação se oferecerá água, previamente fervida. Embora o leite materno contenha água, alguns lactentes desenvolvem constipação, isto é, deixam de evacuar, acarretando-lhes morbidez e preocupação aos pais. Há registros de crianças que sobreviveram a doenças, principalmente enteroinfecções, por ter sido amamentadas além dos seis meses de idade.

Se a desidratação passa a ser grave, a criança apresentando olhos encovados, fontanela afundada, lábios ressequidos, pele sem turgor, ela deverá ser internada. Hoje em dia, é raro ela chegar ao Posto de Saúde apresentando estes sinais, isto graças à administração precoce do soro caseiro.

O soro caseiro, tão simples no seu preparo, tornou-se num dos grandes avanços da medicina nos últimos anos.