Artigo

Cidadania e Responsabilidade Social

Atualmente é muito comum se falar em CIDADANIA. Esse termo tem sido associado normalmente à Responsabilidade Social.

As abordagens sobre Responsabilidade Social, sempre tratam das atitudes das Instituições em auxiliar as pessoas desafortunadas, mais especificamente aquelas pessoas que não apresentam condições de sobreviver com o seu trabalho, ou prover a si próprio e a sua família.

Este tipo de trabalho, de inegável valor humanitário, tem sido usado com grande freqüência em MUTIRÕES DE CIDADANIA, que buscam alcançar a mídia para promover a imagem de Grupos ou Instituições que os realizam.

Desta forma é distorcido o verdadeiro significado do que seja CIDADANIA, que não pode ser OCASIONAL e ESPORÁDICA.

O principal fundamento da cidadania é a Dignidade, que fica na grande maioria dos casos, significativamente prejudicada, pelos reais objetivos de quem promove tais eventos.

Precisamos trabalhar na construção de uma Sociedade mais Humana, mais justa, menos desigual, com DIREITOS E DEVERES iguais para todos.

DIREITOS E DEVERES sim, porque o verdadeiro CIDADÃO tem consciência dos seus deveres para com a Sociedade.

Aquele que merece ser chamado de Cidadão é todo aquele que respeita o Direito dos outros, e exige que sejam igualmente respeitados os seus.

O “CIDADÃO Prefeito” é igual ao “Cidadão Ministro” ou “Cidadão Juiz” ou “Cidadão Desembargador”, tanto quanto o “Cidadão Gari”, ou qualquer outra de tantas funções, necessárias e importantes ao funcionamento geral da engrenagem Social.

Somos todos, células importantes para manutenção do Tecido Social, desde quando cada um cumpra com responsabilidade o seu papel, a sua função, e não queira nunca, tirar além do que lhe cabe, ao merecido e conquistado com honra e nobreza.

Da mesma forma, cabe a cada um, defender o que é de todos, Bem Comum, o que é Público, assim como garantir o Direito do próximo, contra abusos ou violações de quem quer que seja.

Usando para finalizar, um jargão bastante conhecido e apropriado ao contexto: “Direito tem quem Direito anda”. “Nosso Direito termina, onde começa o do outro”.

Muita Paz para Todos.