Artigo

Prepare-se para uma nova safra

Caros leitores, é com grande alegria que chegamos ao fim de mais uma jornada, jornada esta que nos traz momentos de felicidade e tristezas que costumamos compartilhar com nossos entes e amigos queridos.

Gostaria de aproveitar o momento e alertá-los que nas FESTAS geralmente exageramos no consumo de bebidas e comidas, e que o excesso nunca faz bem.

É importante refletirmos sobre o que passou, e na hora do brinde, lembrarmos das regras básicas para o melhor aproveitamento dos vinhos: primeiramente, a temperatura, depois a taça certa para cada tipo de vinho e o consumo de vinhos tintos com carnes vermelhas , sendo os mais leves acompanhando carnes mais leves e os mais encorpados, carnes mais gordurosas e condimentadas. Espumantes casam perfeitamente com peixes e frutos-domar, assim como os brancos, lembrando que os brancos mais encorpados são indicados também para carnes brancas como aves e outras.

Os vinhos foram escolhidos pela humanidade pra vivenciar momentos de grande confraternização. A fartura gastronômica exige o acompanhamento desta bebida que tem a capacidade de harmonização com qualquer prato, trazendo assim maior prazer e satisfação.

Devemos nos lembrar que os espumantes brasileiros estão com excelente qualidade e esta é a hora certa para valorizar o que temos produzido com tanta eficiência.

Preparei um vocabulário básico para ajudar na escolha do vinho:
ACIDEZ – é sentida nas laterais da língua. os ácidos são fundamentais componentes dos vinhos, pois proporcionam frescor e sabor protegendo-os de bactérias;

AFINADO – vinho envelhecido em carvalho e bem equilibrado; BOUQUET – presença de aromas complexos, intensos e diversificados adquiridos em envelhecimento em madeira fina ou garrafa; COMPLEXO – aromas dentro de aromas que abrangem diferentes analogias de frutas, flores, madeira, etc.; CURTO – se m persistência gustativa; DURO – tânico, característica de certos vinhos jovens; MOSTO – suco de uva fresca, ainda não fermentado, em que podem permanecer as partes sólidas da fruta; NERVOSO – rico em acidez, vivaz. qualidade dos vinhos jovens, principalmente os brancos. Meu desejo é que todos tenham um ótimo natal e um ano novo cheio de realizações e muita saúde e que uma boa taça sempre faça parte de sua mesa.

Saúde.