Artigo

Uma Rampa!

Como todos, admiro o trabalho das instituições filantrópicas. Há 10 anos passei de admirador para voluntário atuante através de trabalhos da Costha Fera para o Grupo de Apoio à Criança com Câncer – entidade que cheguei a presidência em 2008. Hoje ocupo o cargo de presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Itabuna. A principal finalidade do CMAS é: fortalecer o controle da Assistência Social em comum acordo com a Constituição Federal e a Lei Orgânica da Assistência Social LOAS. Somos um colegiado paritário; deliberativo, fiscalizador, prepositivo com participação de 50% da sociedade civil organizada não remunerada e 50% composta pela gestão pública no nível de conselheiro com voz e voto.

Em 03 e dezembro deste, fomos acometidos por uma reportagem que foi exibida pela TV Santa Cruz para todo o estado da Bahia. Tratava-se da denúncia da Associação Grapiúna dos Paraplégicos (AGP): de que o CMAS não respeitava o direito à acessibilidade dos cadeirantes e portadores de algum tipo de deficiência física. A acusação feita baseou-se no fato de que o local da reunião ordinária tinha um lance de escada com três degraus – Casa do Educador –no centro da cidade. Embora todos os argumentos e idéias tenham sido esgotados com os diretores da entidade, eles optaram em não entrar e deixar o seu manifesto registrado em Ata. Pois bem, em 1º lugar: como citado acima o CMAS é um colegiado paritário; deliberativo… e que não tem poder da gestão.

Em 2º lugar: nossas reuniões são feitas em locais inapropriados sim, dependemos de favores de sedes públicas ou das próprias entidades, isso porque, o Conselho não tem a sua infraestrutura que é garantida por lei. 3º: gostaríamos de convidar o veículo de comunicação que deu total espaço para o ocorrido e Uma Rampa! para o resto da imprensa, a nos aprofundarmos nas discussões sociais. Se a Casa do Educador tivesse rampa, resolveria o problema da acessibilidade? E se o cadeirante necessitasse de usar o banheiro, teria como? E as portas dos ambientes, todas têm mais de 80 cm de largura?

No dia 06 agosto de 2009 foi realizada a VII Conferência Municipal de Assistência Social – o maior evento de sugestões a criação de políticas públicas do ano – tivemos uma boa cobertura das rádios Mas e da mídia impressa, mas os grandes canais de TVs local, perderam a grande chance de desempenharem o papel social as quais ambas se comprometem dia a dia. Itabuna não tem um diagnóstico social atualizado; a violência já nos deu destaque Nacional mais uma vez, as famílias estão sendo destituídas e penalizadas com a morte dos seus. Se uma “RAMPA” fez tanto barulho, imagine se noticiassem que: assistentes sociais são impedidas de fazer o seu trabalho por conta do toque de recolher dos traficantes. O triste disso tudo é que a AGP entende que usou o veículo para fazer valer os seus direitos, mas na verdade, foi o veículo que usou a entidade. A Max mídia, muitas vezes, precisa se alimentar de atos e fatos polêmicos para se manter no topo da audiência…