Artigo

Falta Água: Culpa de quem?

Quando Itabuna vendia água no “carote” nos anos 50, 60 e 70 já era um prenuncia da falta de água no município, como está acontecendo nos dias de hoje, um fato que não era para acontecer. Na época, com exceção do centro, a água através de tração animal (jumentos) era captada para ser vendida nos bairros Vilazara (Mucugê) e no bairro São Caetano (Fuminho). De lá para cá nu trabalho que deixou a desejar chegou a Embasa, empresa estatal no circuito, instalando-se no alto do bairro Zildolândia “Filtro” como era mais conhecido, o setor de distribuição de água, em terreno doado ao município através da família Guimarães.

Cisternas
As cisternas ou poços artesianos foram obrigados a ser soterrados pelos seus proprietários numa exigência do Sistema de Saúde Pública; Alegação á água poderia trazer doenças, devido à infiltração de esgotos domésticos no subsolo o que gerariam coliforme-fecais com o crescimento avassalador de Itabuna. A Embasa mais tarde não deu conta do trabalho e obrigou ao então prefeito Fernando Gomes, “brigar” com o Estado e municipalizar o Sistema de água tratada e também o esgotmento sanitário.

Fornecimento- A precariedade era grande, já se sentia a falta de água nos lares. Com isso em alguns pontos da cidade, a água ficou sendo fornecida (vendida) através de carros-pipas da empresa Santa Clara a água era captada no Banco da Vitória, na época distrito, hoje, bairro de Ilhéus. Cria-se a Emasa – O prefeito então de Itabuna, Fernando Gomes resolveu em 28 de Agosto de 1969, sob a Lei nº.l.455, através da Câmara Municipal, instalar a Emasa-Empresa Municipal de Águas e Saneamentos, com o objetivo de suprir a carência da água na cidade. Na região, com a poluição do Rio Cachoeira desde a sua nasceste, o Prefeito partiu para buscar água do município de Ilhéus, já que Itabuna não tinha manancial, o que gerou briga nos tribunais, mas o prefeito de Itabuna conseguiu a vitória, e nossa água hoje, é captada no Rio do Braço e Castelo Novo (Rio Almada). Aumento da oferta – O bombeamento na época era de 300 litros por segundo, depois de várias outras gestões municipais que ignoram a ampliação do sistema. Retorna o Fernando Gomes em sua terceira gestão e resolve ampliar o sistema para 600 litros por segundo, que logo, logo ficou defasado em relação ao crescimento da cidade e ele resolve construir mais uma captação (Estação) no bairro de Nova Ferradas. Hoje, ainda com a participação de Fernando Gomes em sua quarta gestão, foi implantada uma adutora de 12 quilômetros, ligando a Estação de Tratamento de Nova Ferradas a Estação de distribuição principal no bairro São Lourenço, o que aumentará a oferta para mil litros por segundo, o que terminaria o problema da falta de água para a população de Itabuna durante cinco anos, conforme previsão do projeto.

Capitão Azevedo – Esta luta agora cabe ao prefeito Capitão Azevedo que juntamente com a Emasa, pretende inaugurar o Novo Sistema ainda este ano. Enquanto isso a população está sofrendo muito com a falta do produto, pois a cidade cresceu e só um gestor se preocupou em aumentar a oferta. Esse novo sistema que já tem 90º de sua capacidade já pronta, independe da construção da barragem no município de Itapé (Estiva), uma obra que precisa da atenção tanto do governo Estadual, como Federal.

Jaques Wagner – A realidade é a de que todos nossos rios estão poluídos agonizando a sua morte e a população itabunense sem água. Itabuna, que é a única cidade de seu porte que não conta com um reservatório, precisa urgentemente do produto para o seu crescimento e desenvolvimento comercial e industrial. Aqui na terra estamos entregue em mãos de Capitão Azevedo e do Governador Jaques Wagner. A verdade crua, mesmo, é que estamos entregue às mãos de Deus, é Ele que manda chuva!

Seca – Sem chuvas, nesta região, Itabuna fica sem água. É triste, mas é a realidade! Precisamos logo de um reservatório; Que o Governador Jaques Wagner faça breve cumprir o que assinou e anunciou na televisão, dando a nossa população, o nosso presente do centenário, a barragem para acabar de vez com o sofrimento do cidadão itabunense pela falta da água, caso contrário, teremos que retornar a vender água no carote, através de carroças e de jumentos.

Dengue
Todos os funcionários públicos do município foram convocados através do Prefeito Capitão Azevedo no ultimo dia 15, para o combate da dengue em Itabuna. O Secretário de Saúde do Município, Antonio Vieira, na oportunidade fez balanço positivo do combate a epidemia no seu primeiro ano; “mas agora vamos intensificar as buscas para acabar de vez com esse mau que assola o itabunense.

Só depende de vocês” disse, convocando também toda a população de Itabuna. Conforme a foto dos servidores públicos da Emasa e do Prefeito Capitão Azevedo, o mutirão que acontecerá todos os finais de semana, teve inicio no último dia 16 por diversos bairros da zona oeste e norte da cidade.

Você cidadão, também pode participar desse mutirão, principalmente se não deixar o aedes-aegypt não proliferá em sua residência. Fique de olho!