Artigo

Liderança Criativa!

Já parou para pensar como – geralmente – gostamos de ouvir histórias de grandes líderes e usá-las como exemplos? Eles representam uma categoria sistêmica, o que seria isso? Sempre haverá um líder, onde quer que você vá: na religião; nas empresas; no meio político ou em casa, um líder sempre acabará sobressaindo e representando o seu papel, seja para o bem ou… Dentre as inúmeras teorias sobre liderança vamos abordar a: “Liderança Criativa”, mas antes uma breve definição de Liderança: “Liderar significa influenciar. A palavra influência é derivada do latim – fluere – “fluir”. Quando influenciamos pessoas, elas “fluem” conosco, por assim dizer. Liderar é persuadir, mobilizar pessoas para que façam o que precisa ser feito, mantendo um clima produtivo de trabalho” (Rogério Martins). Para esse conceito eu só acrescentaria as palavras: “atingir metas”.

Teoria da Liderança Criativa: é a que mais me identifico, por uma questão simples, a criatividade é mutável, podemos seguir regras (Check Lists) ou não, o poder de inovação de um líder é quem vai dizer em que momento ele deve exercer o papel de um líder carismático; servidor; contingencial; visionária; maquiavélica… A criatividade é uma das características de um líder que mais o coloca em posição de liderança.

Um líder criativo é um agente de mudança, se como líder você resiste as mudanças, estará bloqueando o processo cognitivo da criatividade. Como definição pura e simples, devemos: “Agir em busca de novos caminhos, considerando o conhecimento como um meio e não o fim em si mesmo” (Criatividade &Marketing). O que isso quer dizer? Simples: acrescen-tar seu conhecimento ao seu poder criativo de gerar soluções para resolver problemas.

Pesquisadores como Rickards e Moger dizem que a liderança criativa é um processo que muda o comportamento da equipe de – inaceitável pra aceitável e de aceitável para superior – através de estruturas “benignas” de trabalhos que devem ampliar as atividades individuais e grupais sobre as diversas contingências da organização. Para os dois autores essas estruturas benignas são representadas por sete fatores:
1 – plataforma de entendimentos;
2 – Visão compartilhada;
3 – Clima;
4 – Resiliência;
5 – Ideias Próprias;
6 – Ativação em rede;
7 – Aprendizado vindo da experiência.

O líder criativo baseia-se na: confiança; inovação; alinha pessoas com uma direção; corre riscos;
toma iniciativas; tem coragem; desenvolve a si e aos outros; inspira pessoas a mudar; enfatiza a filosofia,
valores essenciais e metas compartilhadas; focaliza pessoas.

O sucesso de um líder ou um modelo de liderança numa organização, não quer dizer sucesso em outra, como base nessa afirmação a criatividade e o poder de inovação passam a ser peças chave para gerar soluções e fortalecer a imagem do líder perante as anomalias.