Artigo

Pelos caminhos da fé

A humanidade tem caminhado ao longo desses milhares de anos imbuída de um sentimento de apego e convívio com o divino. Da crença em um ou vários deuses, da predominância de divindades femininas para divindades masculinas o percurso religioso é cheio de transformações. Falar de religião é assim algo instigante e oportuno a todos que se dedicam à história. Esse é o objetivo do livro Pelos caminhos da fé do historiador canavieirense Durval Pereira da França Filho.

Em sua obra, Durval apresenta o percurso do catolicismo na cidade de Canavieiras. Esse é o início de uma jornada que ainda pretende abordar aspectos do protestantismo nessa cidade. O livro foi editado pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC, custa R$ 20,00 e pode ser adquirido através do contato com o autor pelo e-mail: dumaestro@hotmail.com.

Como elemento presente na maioria das pessoas, a religião é um tema espinhoso e sutil. Em sua abordagem, Durval França caminha apontando aspectos da expansão e catequese católica em Canavieiras. Tal análise requer uma envergadura colossal, afinal trata-se de quase trezentos anos de história a serem feitos em pouco mais de cem páginas. Aqui e ali despontam uma narrativa fluida que vai indicando o caminho de como tal empreitada foi levada adiante e que permite visualizar de que maneira a cristianização católica foi conseguida.

A envergadura da obra é, no entanto, seu maior problema. Para dotar sua análise a partir de uma visão de longa duração o autor lança-se a comentar o início da Igreja. Assim, recua ao ano I da era cristã e vai avançando. Tal fato não poderia ocorrer sem recair em simplificações. Outrossim, a abordagem da história da Igreja em Canavieiras acaba sendo sufocada por outros assuntos. A obra possui uma série de acontecimentos e história ligados ao cotidiano da cidade. Ai o autor mostra toda sua erudição e conhecimento do passado de Canavieiras, brindando-nos com deliciosas informações sobre eventos ocorridos nessa cidade.

Nesse caminhar, de análise da religião, o autor comete o que talvez seja seu calcanhar de Aquiles. Sendo Durval um dos mais destacados líderes adventistas da cidade a abordagem da cristianização católica é feita muitas vezes com o olhar do fiel e não do historiador. O distanciamento tão necessário para a análise é muitas vezes deixado de lado para uma leitura pelo olhar da fé.

Percorrer os caminhos da fé: eis o desafio. A erudição de Durval França Filho e seu amor pelo conhecimento, pela história e por Deus, o levaram a tal empreitada. Pelos caminhos da fé é uma obra para se ler, reler e pensar. Se o autor não consegue analisar plenamente o que foi a cristianização católica em Canavieiras, sua obra, porém, leva-nos a pensar o que é a nossa fé nos dias atuais.

Assim, sua leitura torna-se prazerosa e instigante. Ela possui aquele quilate que fazem com que a história seja tão inspiradora em nossas vidas, lendo-a refletimos e, a partir dessa reflexão, somos levados a ação. Uma boa leitura.