Artigo

Anatomia e cultura

O ser humano é fruto de uma ampla e variada gama de mutações e adaptações em conformidade com seu meio e sua cultura. Desde que apareceram os primeiros hominídeos, que o corpo e a mente do homem vem passando por modificações em sua interação com o meio.

O longo processo evolutivo que todo ser vivo passou é um fator que concorre para que a natureza e seus mecanismos fossem mais bem utilizados.
Assim, o processo de transformação que o corpo humano vem vivenciando tem auxiliado em sua contínua busca por meios mais eficazes de produzir e reproduzir.

A postura ereta, o desenvolvimento de dedos, com destaque particular ao polegar que, com sua forma opositora permite a função de prensar, deu ao ser humano a possibilidade, única na natureza, de segurar qualquer objeto e assim assenhorear-se plenamente dele, foram e ainda são fatores que muito contribuíram para que avançássemos em uma direção melhor no domínio da natureza.

As mudanças em nossa anatomia contribuíram também para que fosse criada um complexo cultural que em tudo facilitou e contribuiu para o ulterior desenvolvimento da sociedade humana. A fala e a linguagem estão vinculadas diretamente ao desenvolvimento biológico de nossas cordas vocais e, especialmente, a nossa língua. A ausência de pêlos no corpo levou-nos a produzir roupas e demais itens que ao vir de encontro a uma necessidade básica – proteção do frio e do calor – acabaram contribuindo para elaboração de uma série de símbolos e objetos que estimularam as concepções de beleza, estética, sexualidade, diferenciação entre classes, etnias, religiões, etc.