Artigo

Doenças sazonais

No inverno são muito freqüentes as doenças do aparelho respiratório, tendo em vista que os pulmões, diferentemente de outros órgãos internos, estão em contato com o meio externo.

Variações de temperatura, umidade, pressão atmosférica, presença no ar de substâncias causadoras de alergias – os alérgenos – levam certas pessoas a apresentar episódios de rinites, sinusites, faringites, amidalites, laringites. Os pacientes começam a espirrar, apresentam coceira nos olhos, secreção nasal, tosse, expectoração, febre. Se os brônquios são sensibilizados ocorre o espasmo ou diminuição do calibre deles. Nessa última condição, há ameaça à vida, principalmente às crianças. Com o broncoespasmo a saída de ar dos pulmões e a entrada de ar neles ficam diminuídas. O corpo, para aumentar as trocas gasosas, isto é, pôr para fora o gás carbônico e absorver oxigênio, ativa os movimentos respiratórios, as narinas se dilatam. É a dispnéia ou cansaço ou respiração difícil.

Se o enfermo, principalmente, a criança, não for medicada, poderá ir a óbito.

Das doenças alérgicas, a de maior gravidade é a asma. Embora não sendo uma doença infecto contagiosa, ela pode levar à morte devido à dispnéia. Entretanto, As doenças citadas acima, abaixando a imunidade, abrem caminho para que bactérias invadam os brônquios e pulmões, causando as bronquites e pneumonias.

Como nos meses frios e chuvosos as pessoas tendem a se aglomerar nas residências, torna-se necessário arejar o ambiente a fim de dificultar a proliferação de ácaros e fungos. As doenças causadas por microorganismos devem ser tratadas com antibióticos. Alguns pacientes, ao se sentirem sem febre e outros sintomas e para não ter o trabalho de usar a medicação nos horários prescritos, interrompem-na, promovendo a resistência bacteriana. Além da medicação específica, deve-se ingerir líquidos para facilitar a fluidificação do muco.