Artigo

Centenário

Finalmente Itabuna foi homenageada, no seu Centenário, com o merecimento e a grandeza de que ela faz jus: O Colégio Divina Providência realizou um desfile na última sexta-feira (06.08) que por sua vez também já entrou para História da nossa Cidade. O desfile percorreu toda a Avenida do Cinquentenário e recontou a História de Itabuna tendo como princípio o respeito aos fatos históricos. Foi um momento mágico, cheio de muita sensibilidade, e, acima de tudo, muita interatividade com o público e todos os demais setores sociais e políticos da nossa querida Itabuna. A presença maciça da população no desfile do Colégio Divina Providência, para homenagear o Centenário da nossa Cidade, foi mesmo muito emocionante: muitos aplaudiam entusiasmados, uns elogiavam a iniciativa, outros fotografavam tudo (sabiam que registravam um momento que naquele instante também entrava para a História!). Verdadeiramente, foi uma festa magnífica, à altura de Itabuna, realizada com competência, ousadia e dinamismo.

Muito mais, porém, do que “olhar” para os últimos cem anos de Itabuna, o Colégio Divina Providência, “olhou” para o futuro! Recontou a trajetória da nossa Cidade centenária, desde a sua emancipação política em 1910 até os dias atuais e o fez com beleza, encantamento e uma ampla visão didática (a marca do Divina Providência desde à sua fundação em 8 de abril de 1924). Assim, cada período da História de Itabuna foi dividido em Alas que por sua vez retratavam o “caminhar histórico” da nossa Cidade. Contudo, o Divina Providência foi muito mais além e mostrou a todos que a História é “presente” (a prova concreta era o próprio desfile!) e também é “futuro” (a Ala que encerrava o desfile era a das crianças, acenando para os novos tempos que certamente elas construirão!).

Foi, afinal, um encontro cívico, festivo, e acima de tudo educativo! A direção do Colégio Divina Providência – Silvana Sellmann, Glória Sodré e Claudio Victor – estavam felizes porque tudo ocorreu dentro de um espírito de harmonia e confraternização.

Lá estavam outros tantos Colégios e também ex-alunos, pais, mães, amigos, amigas, todos os atuais professores, alguns ex-professores, funcionários, colaboradores e principalmente os alunos e as alunas que tornaram possível transformar aquele momento numa vitória da Educação que saí das salas de aula e chega “viva” à toda comunidade! É assim que o Divina Providencia trabalha: voltado com o compromisso permanente com a qualidade da Educação!
Por isso o Colégio foi o 1º lugar no ENEM/Itabuna. Os Diretores do Divina Providência agradeceram ainda a todos os professores do Colégio e ao professor Valeriano Amaral que ajudaram na idealização do desfile. Em verdade, o Projeto “Recontando a História” já acontecia mesmo antes de ir às ruas.

Por exemplo: o professor Adelindo Kfoury Silveira foi convidado para uma palestra, lá no Colégio, e naquela ocasião brindou a todos os participantes com o seu conhecimento e o seu amor pela História da nossa Cidade. O desfile foi também muito elogiado pelas autoridades municipais presentes – o Prefeito Capitão Azevedo, o Secretário da Educação Gustavo Lisboa, o Secretário de Governo Ramiro Aquino, os deputados federais Geraldo Simões e Felix Mendonça que participaram do desfile sendo homenageados como ex-prefeitos e tantos outros –. Contudo, o que valeu mesmo foi o fato de que Itabuna comemorou seu Centenário à altura de uma Cidade que fundou a “civilização do cacau”!