Artigo

20 de agosto, O Dia do Maçon Brasileiro

Quase todas as instituições brasileiras são consagradas, por nosso Legislativo Federal, com um dia dedicado aos seus membros, menos os maçons.

Para cobrir um pouco esta lacuna, a CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil, reunida em Belém em junho de 1957, decidiu escolher o dia 20 de agosto como o dia do maçom brasileiro.

Esta escolha não foi aleatória. Em princípios do ano de 1.822 foi fundado, no Rio de Janeiro, o Grande Oriente, onde se filiaram todas as lojas existentes naquele oriente, sendo eleito seu primeiro Grão Mestre José Bonifácio de Andrada e 1º Grande Vigilante Joaquim Gonçalves Ledo. Na época havia no Rio de Janeiro, três lojas maçônicas funcionando: Comércio e Artes; Esperança de Niterói e União e Tranqüilidade. Nelas só passaram a ser iniciados os que fossem favoráveis à independência do Brasil.

No 20º dia do 6º mês de 5822 AM, como consta na respectiva ata, é convocada uma reunião extraordinária do Grande Oriente, e nessa reunião assume o malhete da loja Joaquim Gonçalves Ledo, que era seu 1º Grande Vigilante, isto devido à ausência de José Bonifácio, que se encontrava viajando. Na ordem do dia, Joaquim Gonçalves Ledo profere enérgico discurso, em que fez ver aos presentes as exigências das Côrtes de Lisboa e a premente necessidade de se proclamar, imediatamente, a Independência do Brasil. Posta em votação a proposta teve unânime acolhida.

O calendário maçônico, utilizado atualmente pelas Lojas Simbólicas é muito simplificado. Acrescentase 4000 anos ao calendário gregoriano, sendo que o primeiro dia do ano corresponde a 1º de março. Ocorre que, em 1822 era diferente e mais parecido com o calendário judaico.

Acrescentava-se os 4000 anos ao calendário gregoriano, mas o ano começava em 21 de março.

Quando o erudito Barão do Rio Branco fez a conversão da data daquela significativa reunião maçônica para o calendário gregoriano, usou o calendário maçônico de seu tempo e, assim, concluiu, de forma errônea, que a independência do Brasil teria sido proclamada no âmbito da maçonaria, em 20 de agosto de 1822, quando, na realidade, aquela reunião ocorreu em 09 de setembro de 1822.

Hoje todos os maçons conhecem o equívoco, mas permaneceu consagrado pelos maçons brasileiros, o dia 20 de agosto como o DIA DO MAÇON. A Grande 3ª Inspetoria Litúrgica da Bahia parabeniza aos maçons pelo seu dia, desejando a todos e seus familiares, votos de paz, amor e prosperidade.