Artigo

Doenças de Pele

Há dois meses, um paciente me telefonou, informando-me que lhe aparecera uma ferida numa perna e que eu receitasse uma pomada. Pedi-lhe que viesse até o consultório, pois, embora a pele seja um órgão externo, o diagnóstico algumas vezes se torna difícil. As feridas ou lesões da pele são causadas por diversos agentes como: fungos, bactérias, vírus, protozoários, deficiências de vitaminas, alergias, câncer… Cabe ao médico, especialmente o dermatologista, usando sua experiência, fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento.

Cada lesão de pele tem suas características. Assim, a lesão provocada por bactérias é diferente da causada por fungos.

Uma lesão por leishmaniose é diferente de uma urticária alérgica. A deficiência de vitamina c, muito comum nas viagens transoceânicas de outrora, vai dar à pele uma característica diferente da psoríase.

O diagnóstico certo vai redundar num tratamento certo. O tratamento de uma doença bacteriana da pele será com antibióticos. O de uma micose com antimicóticos que podem ser tópicos ou por via oral ou ambas as vias de administração. Imagine confundir uma lesão cancerosa com uma avitaminose!

Pessoas que não gostam de consumir frutas ou hortaliças têm grande probabilidade de desenvolver avitaminoses. Como o Brasil é rico na produção de frutas e verduras e, algumas delas são baratas, as doenças de pele causadas pela baixa ingestão de vitaminas são raras.

A higiene é muito importante na prevenção. Banhar-se, pelo menos, uma vez ao dia. Devem-se evitar os extremos. Passar alguns dias sem tomar banho levará ao surgimento de furúnculos, antraz… Tomar muitos banhos por dia não estraga a pele mas pode destruir bactérias, que são nossas amigas, e nos protegem de doenças de pele. Certa vez, tentei curar uma infecção dermatológica sem sucesso até que perguntei à paciente o número de banhos que ela tomava por dia. Entre quinze a vinte. Foi sua resposta. Com o excesso de limpeza, as bactérias amigas foram destruídas, ensejando que as causadoras de doenças proliferassem.

Uma doença de pele muito comum em regiões com altos índices pluviométricos é a pitiríase versicolor, o popular pano.

Logo que apareçam m as primeiras manchas, o paciente deve procurar o médico a fim de que elas não se espalhem na pele e torne o tratamento mais difícil. Posteriormente, voltaremos a esse assunto.