Artigo

O Sofá

Como diz Silvio Santos, “ai-ai, ui, ui”. Não imagina que confusão foi o tal sofá, e até hoje desconhecido. Tudo começou uma Solenidade da Saudade. Uma das netas de Dona Constância, a matriarca da família, já sabe que a Dona da Verdade, autoritária, controladora, mandona, enfim, uma senhora muito simpática, amável e muito gente boa.

Para que se tenha noção do apreço, é o ser humano mais querido da face da terra até ter o seu calo pisado, porque aí, amiguinha (o), não há descrição para a sua língua. No mais, agradando os seus ouvidos e os seus olhos, tudo estará em perfeita sintonia. Não obstante, como em toda família tradicional e unida e as desunidas, suponho, após o café, Dona Constância puxou todos para a sala, sentaram-se a frente da TV para assistirem as novelas. E naquele momento sagrado, uma das filhas interrompeu o silêncio pronunciando: mãe, a “cunhada” vendeu aquele sofá que mandou para a secretária de Vânia – sua neta mais velha. Dona Cândida, não conteve o susto e rebateu: sua mãe disse que ela havia vendido. E a menina continuou assegurando a ideia e disse: não, mãe deve ter confundido com outro sofá. E educadamente a matriarca disse: eu não exigi sofá nenhum. E continuou: não preciso disso, quando soube que vinha um sofá dei para Vânia e o marido, porque o sofá dela vivia caindo aos pedaços. Naquele momento, o cenário mudará, e entre os gritos, todos tentavam explicar uma coisa completamente errada, quem iria entender?

E a “cunhada” implorava ao marido para defendê-la, mas, ele coitado, só fazia rir, e entre as suas gargalhadas disse: não consigo falar. E Com muita raiva, pois não havia tido defesa, nem mesmo do marido, estourou. Não aguentará a pressão. De certo que logo fechou a cara para todos e a desavença se instalou. Como é triste a falta de comunhão, diálogo em família. Isto gera conflitos e desgastes. O salmista diz que bom seria que todos vivessem em comunhão. Existe brilho onde tem amor. Tudo que devemos fazer fazemos com amor. Sofá?

Ah! O sofá! O sofá até hoje não apareceu, mas a tristeza não quis ir embora, essa ficou nos corações de cada um. Esperando que cada um deles aprenda que para ser ter comunhão deve haver vida, luz.