Artigo

Meu ideal, Rubem Braga, seria escrever

Para todos aqueles que fazem da palavra seu sangue e sua glória!

…uma história tão bela, tão incrível, tão imaginativa, que todos fossem picados pelo bichinho da leitura e que os estudantes em todas as salas de aula despertassem e jamais se separassem dos livros!

…um poema de amor tão fantástico e maravilhoso que todas as pessoas que estão em guerra pelo planeta parassem para refletir e voltassem à paz!

…um conto tão encantador sobre fadas, duendes e outras tantas criaturas sobrenaturais, que todas as crianças e adultos quando lessem ficassem meditando sobre um mundo sem fome e sem miséria!

…uma crônica que retratasse toda a saudade que sentimos dos que partiram das nossas vistas ou dos nossos corações; e que fosse tão realista que as pessoas ao lerem derramassem lágrimas de emoção e jamais deixassem alguém partir novamente sem antes dizer: “você é muito especial para mim!”

…uma fábula cheia de animais em crise de identidade e que nesse ínterim surgisse entre dois deles uma grande amizade, inigualável, e que nada no mundo destruísse esse sentimento, pois todos somos seres gregários!

…uma novela muito engraçada e também profunda, cheia de bons personagens, que levasse à vida real um pouco de alegria e fé ao povo brasileiro tão sofrido!

…uma notícia sobre a descoberta da vacina contra todas as epidemias, moléstias e doenças tidas como incuráveis que assolam o orbe, sejam elas físicas ou espirituais!

…uma música tão doce, com um ritmo jamais ouvido, uma harmonia nunca sentida, com notas musicais inéditas e que inebriasse toda a população em ondas de paixão verdadeira!

…uma carta cheia de pensamentos positivos e desejos de melhora para todos que estivessem convalescentes nos leitos de hospitais, asilos ou prostrados em suas próprias casas!

…enfim, grande mestre, meu ideal seria escrever o que nunca fora escrito na alma do homem e que você percebesse – daí do Olimpo onde está! – que a humanidade acordou para os reais valores altruísticos e, além disso, inspirou- se para viver uma grande vida, cheia de justiça e muita compreensão!