Artigo

A árvore de problemas

Como bem afirmei em alguns artigos passados, um problema é sempre uma oportunidade para a consecução de um projeto. Os projetos precisam deixar bem claro o problema que desejam resolver.

Eles não devem jamais confundir o problema com uma hipótese de solução ou com ausência de solução. Um dos principais instrumentos que nos ajudam a fazer uma análise objetiva do problema que vai possibilitar a modelagem de um projeto é o diagrama da Árvore de Problemas. Ele permite a identificação das relações causa/efeito, a partir da definição de um problema central.

O diagrama da Árvore de Problemas hierarquiza os problemas, suas causas e seus efeitos. Tomando como referência o Curso Por Pawlo Cidade* Gestão de Projetos Culturais, ministrado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o Ministério da Cultura, os passos para a elaboração do diagrama da Árvore de Problemas são:

Passo 1 – Identificar os problemas que levaram a modelar o projeto, atentando para as ausências de solução.

Um problema é um fato negativo. Passo 2 – Eleger o problema central que projeto tentará solucionar. Vários problemas irão necessitar de vários projetos para serem equacionados. Problemas críticos não são obrigatoriamente os mais evidentes.

Passo 3 – Identificar os problemas que são causas do problema central. O projeto deve estar voltado para problemas existentes. Devemos evitar trabalhar sobre problemas possíveis, imaginados ou futuros.

Passo 4 – Identificar os problemas que são efeitos causados pelo problema central. Também os efeitos devem ser expressos sob a forma de problemas. Devemos evitar relacionar efeitos vagos ou metafóricos.

Passo 5 – Desenhar o diagrama da árvore de causa/efeito. Para desenhar a Árvore de Problemas temos de identificar o problema central. Coloque as causas imediatas abaixo do problema central e as causas mediatas e remotas abaixo das causas imediatas. Continue colocando as causas abaixo de cada problema. Coloque os efeitos imediatos acima do problema central. Coloque os efeitos mediatos e remotos acima dos efeitos imediatos e continue colocando os efeitos de cada problema. Em seguida, liste todo tipo de causa e de efeito, mesmo aquele que não tem solução ou são muito complexos. Pare quando achar que é suficiente o detalhamento das causas e dos efeitos.

Verifique se não há confusão entre causa e efeito. Lembre-se, cada retângulo deve conter apenas um problema. A Árvore expressa relação entre as causas –as raízes do problema central – e os seus efeitos – os galhos da árvore.