Artigo

Lançamento do livro Os Maximilianos e Outras Histórias

Lançamento do livro Os Maximilianos e Outras Histórias

No último dia 7, a Academia de Letras de Ilhéus, a Editus Editora/Uesc, e a família de Manuel Carlos Amorim de Almeida lançaram o seu livro Os Maximilianos e Outras Histórias, editado postumamente. O evento ocorreu nas dependências da Academia de Letras de Ilhéus em sessão solene denominada saudade. Em nome da Academia falou a escritora e também acadêmica Eliane Sabóia -, que fez uma retrospectiva histórica da vida do saudoso acadêmico.

Janete Badaró comemora 75 anos de vida

A jornalista e poetisa Janete Badaró comemorou seus 75 anos com um animado encontro de família. Primeira mulher a ingressar na Academia de Letras de Ilhéus (ALI), ela é autora dos livros Momentos e Máscara em Procissão, este último serviu para montagens de várias peças teatrais.
Janete Badaró é membro da Associação Baiana de Imprensa – Regional Sul, foi Chefe de Imprensa da Prefeitura de Ilhéus, no primeiro mandato do Prefeito Antônio Olímpio, e durante muitos anos editou a “Ilhéus Revista” e a “Revista IR”, publicação dos segmentos Arte e Cultura e Turismo.

Homenagem a Zélia Gattai

No último dia 10, dia em que Jorge Amado seu esposo comemoraria mais um aniversário, a ALI prestou homenagem póstuma à acadêmica Zélia Gattai, em uma Reunião da Saudade. O evento aconteceu na sede da Academia, na Rua Antônio Lavigne Lemos, 39, Centro, Ilhéus, e coube a imortal Eliane Sabóia que era muita amiga da homenageada falar em nome da ALI.

Aniversário

Na semana passada, foi comemorado o aniversário de 80 anos do acadêmico e professor Soane Nazaré de Andrade, que recebeu em seu apartamento no bairro de Brotas na capital baiana uma multidão de amigos e familiares, que foram lhe dar votos de felicidades. Daqui desejamos ao amigo Soane Nazaré votos de muita paz e saúde.

A acadêmica Eliane Sabóia

E por falarmos em Eliane Sabóia, a ALI agradece a sua acadêmica pelas duas brilhantes palestras na semana passada – dia 07/08 – quando do lançamento do livro Os Maximilianos e Outras Histórias, bem como a do dia 10/08 em homenagem a sua amiga Zélia Gattai. Eliane Sabóia ocupa a cadeira que tem o patronímio de Ernesto Carneiro Ribeiro, fundador professor Nelson Schaun e efetivo anterior Ariston Cardoso, ex-prefeito de Ilhéus.
Ela é membro da Diretoria ALI e do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus; tem mestrado em Ciência da Informação (CNPq./ UFRJ/ IBICT), e é professora aposentada da Universidade Federal Fluminense e Bibliotecária do Ministério da Educação também aposentada.

Posse de Pawlo Cidade

No dia 26 de agosto (quinta-feira) às 19h na Academia de Letras de Ilhéus, acontecerá a posse novo imortal da ALI, Pawlo Cidade. João Paulo Couto, mas conhecido artisticamente como Pawlo Cidade é autor e diretor teatral, escritor e produtor cultural, ocupará a cadeira número 13, que pertenceu a Jorge Amado e depois a escritora Zélia Gattai.