Artigo

Surgimento da maçonaria em Itabuna

Triângulo maçónico – Nas cidades em que não haja possibilidade de formação de uma Loja Maçónica, pode ser constituído um Triângulo maçónico, cuja formação depende de, no mínimo, 3 mestres maçons, sob a direção de uma ou mais Lojas Maçônicas…

Normalmente, ele é o embrião de uma Loja Maçônica. O embrião da maçonaria em Itabuna foi o Triângulo Delta de Itabuna, fundado em 1917, por maçons das Lojas Maçônicas Força e União e Filhos de Salomão, de Salvador, e Amor e Luz IIIª, de Lençóis. Este triângulo Maçônico não resultou em Loja Maçônica, como esperavam, vigendo somente até meados de 1920. Em maio de 1921, já existindo muitos maçons na jovem e dinâmica cidade, com apenas de 10 anos de amancipação política, reuniu-se na casa de Carlos Maron um grupo de prósperos e respeitados itabunenses com o firme propósitos de fundarem uma Loja Maçônica. A esta reunião seguiram outras, todas a portas fechadas. Finalmente, em 1º de fevereiro de 1922 foi fundada a 1ª Loja Maçônica de Itabuna com o nome de Areópago Itabunense.

Escolheream o nome areópago porque ele significa assembléia de sábios. Seu primeiro venerável foi Carlos Maron. A 2ª Loja Maçônica de Itabuna somente surgiu 48 anos depois, em 4 de julho de 1970, que é a dinâmica Loja Maçônica 28 de Julho.

A 3ª surge 39 anos depois, em 1º.12.2009, com a fundação da Loja Maçônica Acácia Grapiuna, cuja pedra fundamental para construção de seu Templo foi lançada, em solenidade conduzida pelo Sereníssimo Grão Mestre Itamar Assis Santos – GLEB, no dia 14 de agosto deste ano. Ao evento compareceram autoridades itabunenses e regionais, civis, militares, religiosas e maçônicas, no total de 81 pessoas, inclusive mulheres e a presença dos jornalistas Vercil Rodrigues e Valmir Rosário.
A maçonaria é progressista por princípio, pregando, continuamente, o desenvolvimento do ser humano sobre todos os aspectos positivos. Tem por absoluta apenas uma verdade – a existência de Deus. Estimula a prática da tolerância e de outros princípios nobres, como gentileza; honestidade; decência, amabilidade; honradez; compreensão e afeto. Contudo, impõe a seus membros respeito às opiniões e crenças de cada um, e proibe discussão, proselitismo ou controvérrsias política ou religiosa em sua Lojas. Em Itabuna é marcante e evidente a participação da maçonaria em tudo que concerne ao seu desenvolvimento.