Artigo

O amor constrói e remove montanhas

A disputa de uma eleição envolve seres humanos, pessoas, gente. Muitos não acreditavam em José Nilton Azevedo Leal, mais conhecido como Capitão Azevedo, porém nas eleições de 2008, sem dinheiro para sua leição e sem apoios de empresários e políticos importantes, ele se elegeu a prefeito de Itabuna.

Cito outra eleição na Bahia que foi uma surpresa, em 2006, Paulo Souto liderava com 50% e se falava em reeleição em primeiro turno, mas Wagner se elegeu a Governador.

Com estas eleições passadas acima apontadas, demonstro que a disputa de uma eleição, não é uma matemática, pois se assim fosse, só seriam eleitos pessoas que possuem dinheiro.

Despejar milhões em campanha, para mim significa despreparo e obviamente, verificase uma clara intenção de se recuperar o dinheiro ao assumir o mandato. Alerto aos eleitores, atualmente, a “moda” é despejar verdadeiras fortunas para os “serviços prestados” de lideres comunitários, mas como toda regra tem exceção, aos lideres íntegros, que possuem uma postura ética e moral, sugiro que façam denuncias, entretanto, com seriedade, pois há necessidade de provas.

Lembro também aos lideres comunitários, que buscam renovação, compromisso, responsabilidade, transparência e trabalho, que existem pessoas que não são políticos ou não são da região, que vêem fazendo mais pela nossa região do que os nossos próprios candidatos a cargo público com mandatos, isso é uma vergonha, estes nada fizeram pela nossa Itabuna, imagine quando forem eleitos ou reeleitos…

Com relação aos eleitores informo que eles não devem levar em conta as pesquisas que tentam direcionar os eleitores para 4 ou 5 candidatos a Deputado Estadual.

É importante destacar que a Lei nº 9.504/97 e a Resolução – TSE nº 23.190, estabelece que para cada pesquisa de opinião, as empresas são obrigadas, registrar, junto à Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação. E, para cada pesquisa, devem ser divulgadas, as seguintes informações: quem contratou a pesquisa; valor e rigem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização da pesquisa; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho, intervalo de confiança e margem de erro; sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo; questionário completo aplicado ou a ser aplicado; o nome de quem pagou pela realização do trabalho.

Enfim, acredito que está eleição de 2010 poderá ser uma surpresa para muitos…

Desejo boa sorte aos candidates que se propõem a renovação, compromisso, responsabilidade, transparência e trabalho, e, peço a Deus que se for para o bem comum e a sua própria felicidade, você seja eleito.

Então, era o que eu tinha a dizer.