Artigo

A partir desta edição estaremos apresentando um breve histórico dos membros que compõem a cinquentenária
Academia de Letras de Ilhéus (ALI).

Carlos Roberto Arléo Barbosa
Carlos Roberto Arléo foi presidente do Instituto Histórico de Ilhéus e do Conselho Municipal de Cultura é escritor, sociólogo, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), historiador e autor do livro Notícia Histórica de
Ilhéus, é o atual presidente da Academia de Letras de Ilhéus (ALI). Ele ocupa a Cadeira nº 19 que tem como patrono Ferreira da Câmara e fundador Eusínio Lavigne.

Eliane Savóia
A acadêmica Eliane Savóia ocupa a Cadeira nº 12 que tem o patronímio de Ernesto Carneiro Ribeiro, fundador professor Nelson Schan e efetivo anterior Ariston Cardoso, ex-prefeito de Ilhéus. Ela é membro da Diretoria ALI onde exerce o cargo de 1ª secretaria e do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus; tem mestrado em Ciência da Informação (CNPq./ UFRJ/IBICT) e é professora aposentada da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Bibliotecária do Ministério da Educação também aposentada.

Josevandro Nascimento
Josevandro Nascimento é advogado e jornalista e atualmente exerce o cargo de Coordenador de Cerimonial da Prefeitura
de Ilhéus. Ele também é professor dos cursos de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Faculdade
de Tecnologia e Ciências (FTC). Com vasta militância na advocacia, no magistério e no jornalismo regional, foi
vereador por duas vezes e chefe de gabinete durante o segundo mandato do exprefeito Antônio Olímpio. É Membro da
Diretoria da ALI onde tem a atribuição de 1º Vice – Presidente. Ele ocupa a Cadeira nº 14 que tem como patrono Cividião Durval e fundador Abel Pereira.

Neide Silveira de Souza
A professora-diretora do Colégio São Jorge, Neide Silveira de Souza ocupa a Cadeira nº 22 da ALI, que pertenceu ao jornalista Jorge Calmon, tendo como Patrono Francisco Mangabeira e fundador João Mangabeira. Ela faz parte também da atual diretoria da Academia na função de Presidente da Comissão de Revista.

Maria Luiza Heine
Maria Luiza Heine nasceu no Rio de Janeiro e veio morar em Ilhéus na década de 70. Formouse em Filosofia na antiga Fespi (atual UESC). Fez Especialização em História Regional e Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional na UESC. Recebeu o título de cidadã ilheense e é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, é também membro da Sociedade de Defesa do Patrimônio Histórico de Ilhéus. É também professor de Filosofia e Ética da Faculdade de Ilhéus. Tem seis livros publicados. Maria Luiza ocupa a Cadeira nº 20 que tem como patrono Filinto Santos e fundador Jorge Weyll Fialho Costa.

—————
Sarau da Academia de Letras
Foi bastante prestigiado o Sarau da Academia de Letras, que aconteceu na sede da entidade no último dia 11 de outubro. O sarau contou com mais de uma centena de pessoas amantes das poesias e foi dirigido pelo acadêmico Dorival de Freitas. Durante o evento foi lançado o livro da professora e escritora Tereza Lopes, denominado “Uma viagem pelos caminhos da poesia”.

Reunião da ALI
No próximo dia 20 de outubro, quarta-feira, estará acontecendo uma reunião na sede da ALI, tendo como pauta, a eleição da nova diretoria Biênio – 2010/2012, discussão dos estatutos e análise da proposta da revista da Academia, que será lançada brevemente.

Hans Schaeppy e o 25º aniversário do Chocolate Caseiro Ilhéus
Parabenizamos o empresário e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Hans Schaeppy pelos 25 anos do Chocolate Caseiro Ilhéus, que completou o seu jubileu com uma linha de mais de 80 produtos, inclusive uma linha erótica. Hans Schaeppy foi pioneiro em implantar a primeira fábrica de chocolates finos da Bahia e do Nordeste do Brasil em 5 de outubro do ano de 1985. Hoje Chocolate Caseiro Ilhéus conta com seis lojas, sendo três em Ilhéus, uma no Jequitibá Plaza shopping e outras duas nos aeroportos internacionais de Salvador e Recife. Parabéns Hans pelo pioneirismo.

Maria Luisa Nora lança livro de poemas
A Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) promoveu o lançamento do livro da professora e membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) Maria Luisa Nora (Baisa), intitulado de A ética da paixão, no último dia 30 de setembro, no auditório da torre José Haroldo Castro Vieira na Uesc. Trata-se de um livro de poemas com 111 paginas, onde a autora reinventa o platonismo de Camões e o amor quase gótico de Álvares de Azevedo, seguindo ainda para escrita amorosa de Chico Buarque, Cartola e Vinicius de Morães. O ato de lançamento contou com a presença do corpo diretivo da Uesc, de dezenas de professores, servidores desta instituição, familiares e convidados da autora. E a apresentação do livro foi feita pelo professor e também membro da Academia de Letras de Ilhéus, Rui Póvoas.