Artigo

Graças a Deus que os bancos estão lucrando

Segundo o nosso primeiro mandatário, “graças a Deus que os bancos estão lucrando!” Fazia muito empo que não ouvia um absurdo tão grande. Será que o energúmeno mor não sabe que estes mesmos bancos que, no passado ele próprio criticava como os exploradores dos “cumpanheiros”, mudaram tanto assim? Tenho certeza que modificaram e muito. Hoje graças à informatização, milhares de bancários perderam seus empregos e os banqueiros diminuíram em muito suas folha de pagamento.

Será que aquele mesmo senhor não sabe e não vê o nível de endividamento da classe média, hoje pendurada nos empréstimos bancários e nos cartões de crédito com os seus escorchantes juros de mais de 10% ao mês? Será que ele não percebe que a única coisa que os bancos vendem é o tempo e como o tempo é divino, só Deus poderia comercializá-lo, segundo Santo Agostinho? Sem falar que na idade média o crime de agiotagem dava até pena de morte. O que produz um banco brasileiro, além de juros, sendo estes os mais altos do mundo? Onde está a responsabilidade social destes estabelecimentos? Alguns até incentivam a arte e a cultura, outros têm iniciativas voltadas para a ecologia, mas a grande maioria está mesmo é muito preocupada em aumentar exponencialmente os seus lucros. Tudo bem, podem até estarem certos em procurar ganhar cada vez mais, porém mandar e desmandar nas autoridades visando apoios não muito éticos, ou melhor, sem ética nenhuma para manterem sempre os mesmos a seus soldos no poder em troca de toda a segurança e garantia de que as coisas não mudarão jamais, aí já é demais!

Mas, a minha grande indignação mesmo é com a apologia que a nossa maior autoridade vem fazer a esses exploradores, sanguessugas de uma classe média empobrecida, de empresários em fase pré-falimentar e de toda uma população que para sobreviver necessita se endividar cada vez mais junto aos bancos, os quais sem o menor pudor saem alardeando depois os seus vergonhosos lucros obtidos à custa da escravidão imposta a todos nós.

Sou sempre a favor da democracia e do capitalismo, mas em nosso país parece que o governo só se preocupa com o topo da pirâmide, ou seja, com quem tem muito dinheiro, ou com os miseráveis, cooptados por bolsas eleitoreiras. Já a classe média, que tem o poder do pensamento e a clareza da realidade, eles querem mais é que se acabe, pois sem ela os que estão hoje encastelados no poder, nele permanecerão para sempre.