Artigo

Vamos Meditar Quase, mula sem cabeça

Dizem que mula sem cabeça é lenda. Mas, não é mesmo. Dona Cosmira sentada na praça ouviu alguém contar para outra esse caso e Consuelo achou interessante, a ponto de sentar perto e ouvir tudo. Caiu na boca da Consuelo já viu o vento leva. Dizem que um padre bonito, sarado, do bairro Fonte da Luz, tinha sua Igreja sempre lotada.

Homem de fé. Moderno, surfava, jogava bola, e fazia até faculdade. Os fiéis chamavam-o de Padre Sangue Bom. Fazia tudo com decência e ordem. Mas, o padre gostava de namorar e uma das namoradas era prima da Dona Consuelo, aquela beata fiel. Sua sobrinha era bonita, educada. Conheceu o padre em uma solenidade da faculdade, começaram com uma amizade e delaum namoro.

Ele só gostava de praias afastadas, bairros distantes e até cidades vizinhas, qualquer lugar onde não fosse conhecido. Após deixá-la em casa de longo passeio a beijou, muito. Quem viu foi Dona Cosmira. Assustada e sem voz se aproximou. Ele foi embora. “Prima!” – disse Cosmira, amiga de Consuelo, pessoa margar, e confusenta, que adora coloca lenha na fogueira – você vai virar mula sem cabeça.

Coitada, da prima, chorava e chorava, e pedia: rezem por mim! A Cosmira dizia não ter Santo que espondesse a reza. A prima gritava desesperada: O que eu fiz meu Deus? A Margarida dizia: perverteu o coitado do padre. Ele tem perdão e você vai se lenhar. Olhe seus olhos. Coitada fez todo o tipo de tratamento, mas ainda sonha com o retrato da mula sem cabeça.

Passaram os anos. Ela o encontra todo de branco em um hospital. Ele atende e pergunta você é … ? Ela disse: …sou! Sorriam juntos. Ele disse que não era mais padre e sim, viúvo. Ela disse que trabalhava e ensinava, e que era separada. Hoje vivem casados. Refizeram suas vidas e estão bem felizes. Não conhecemos o futuro, apenas planos no presente e o amanhã pertence a Deus. Dona Consuelo é quem conta a noticia. Diz ela que: “o quê é do homem, o gato não come”!